POLITEREFTALATO DE ETILENO (PET)

Páginas: 9 (2092 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
1. POLITEREFTALATO DE ETILENO (PET)


O PET - Poli (Tereftalato de Etileno) - é um poliéster, polímero termoplástico.
Termoplásticos são polímeros capazes de serem repetidamente amolecidos pelo aumento da temperatura e endurecidos pela diminuição da temperatura. Esta alteração é física, mas pode causar a degradação no termoplástico, para um número elevado de ciclos de aquecimento eresfriamento. Estruturalmente, os componentes fundamentais dos termoplásticos são polímeros de cadeias lineares e/ ou ramificadas.
O PET é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, destilados, isotônicos, cervejas, entre vários outros como embalagenstermoformadas, chapas e cabos para escova de dente.
Entre suas principais características destacam-se a baixa densidade, a transparência, o brilho, boa performance em diferentes designs, a segurança e a facilidade de moldagem, alem de proporcionar uma alta resistência mecânica e química, possui também uma excelente barreira a gases e odores. Devido às características já citadas e o peso muito menor que dasembalagens tradicionais, o PET mostrou ser o recipiente ideal para a indústria de bebidas em todo o mundo, reduzindo custos de transporte e produção. Por tudo isso, oferece ao consumidor um produto substancialmente mais barato, seguro e moderno.

2. HISTÓRIA DO PET

A primeira amostra desse material foi desenvolvida pelos ingleses Whinfield e Dickson, em 1941.
As pesquisas que levaram àprodução em larga escala do poliéster começaram somente após a Segunda Grande Guerra, nos anos 50, em laboratórios dos EUA e Europa. Baseavam-se, quase totalmente, nas aplicações têxteis. Em 1962, surgiu o primeiro poliéster pneumático. No início dos anos 70, o PET começou a ser utilizado pela indústria de embalagens.
O PET chegou ao Brasil em 1988 e seguiu uma trajetória semelhante ao resto domundo, sendo utilizado primeiramente na indústria têxtil. Apenas a partir de 1993 passou a ter forte expressão no mercado de embalagens, notadamente para os refrigerantes. Atualmente o PET está presente nos mais diversos produtos.





3. OBTENÇÃO

O PET é obtido por meio da polimerização do ácido tereftálico e etilenoglicol, conforme Fig.1.

Fig.1 – Reação de obtenção de PET



4.PROCESSO DE PRODUÇÃO

O PET é produzido industrialmente por duas vias químicas:

a- Esterificação direta do ácido tereftálico purificado (TPA) com etileno glicol (EG), ou

b- Transesterificação do dimetil tereftalato (DMT) com etileno glicol (EG).

Fig.2 – Reações de obtenção de PET




A resina PET para embalagens rígidas é caracterizada por possuir uma viscosidade intrínseca (VI) maiordo que a do PET para aplicações de filmes e fibras. A viscosidade intrínseca, comumente expressa em dl/g, é diretamente proporcional ao peso molecular. Independentemente da via química escolhida, industrialmente as resinas PET são produzidas em duas fases.

O PET amorfo é obtido pela polimerização no estado líquido com VI em torno de 0,6. A primeira etapa desta fase depende do processoescolhido, podendo ser a esterificação direta do PTA ou a transesterificação do DMT.

Nesta etapa é formado o bis-2-hidroxietil-tereftalato (BHET), também chamado de monômero da polimerização. Nesta operação, a água ou o metanol formados são retirados continuamente do meio através de colunas de destilação.

O monômero é então transferido para a polimerização, onde, sob alto vácuo, ocorre apolicondensação líquida.
Nesta operação, o glicol é eliminado da reação com o aumento da VI do polímero.
Neste ponto, o polímero amorfo é retirado do polimerizador, resfriado, solidificado, cortado e então armazenado. Não é técnica e economicamente viável produzir resinas com VI . 0,7 utilizando somente polimerização em fase líquida.

Em função disso, recorre-se a uma Segunda fase de polimerização,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PET – POLITEREFTALATO DE ETILENO
  • PET
  • PET
  • PET Politereftalato de etileno
  • PET
  • PET Politereftalato de Etileno
  • POLITEREFTALATO DE ETILENO
  • Etileno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!