lcd 16x2

Páginas: 18 (4460 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014











Display LCD 2x16











São Paulo
2014
















‘’O único lugar que o
Sucesso vem antes que
O trabalho é
No dicionário. ’’
Albert Einstein

São Paulo
2014




Introdução
Agora que já conhecemos os recursos fundamentais da linguagem C, estamos prontos para criar nossos programas para controle de equipamentos.Estudaremos as principais funções e ferramentas para manipular displays LCD. Para implementar nossos projetos é interessante a utilização de um display, capaz de tornar mais simples a visualização de informações e a interação com nosso equipamento, escolhemos para tratar nesta obra de um display de utilização muito comum em sistemas microcontrolados, suas características são as seguintes:
Tipo: Display LCDExibição: Caracteres Alfanuméricos
Quantidade de informações: 16 x 2 (dezesseis caracteres em 2 linhas)
Controlador: padrão HD44780 Hitchi
Um display LCD desse tipo, possui embutido em seu circuito um outro microcontrolador, e para podermos utilizá-lo temos que entender um pouco de seus comandos e funções. Dessa forma,  da mesma maneira com que trabalhamos com o PIC, para utilizar um displayLCD temos que seguir uma sequência de procedimentos.
 
  Hardware e Pinagem
 Existem modelos diferentes, com localização diferente da pinagem, porém a numeração e função dos pinos geralmente é a mesma, nos kits didáticos e profissionais Microgenios é utilizado o LCD apresentado em seguida:

Descrição das Pinagens:
Pino
Função
Descrição
1
alimentação
Terra ou GND
2
Alimentação
VCCou +5V
3
V0
Tensão para ajuste de contraste (ver figura1)
4
RS Seleção:
1 - dado, 0 - instrução
5
R/W seleção
1 - Leitura, 0 - Escrita
6
E chip Select
1 ou (1 - 0) Habilita, 0 - desabilita
7
B0      LSB
 
8
B1
 
9
B2
 
10
B3
 
11
B4
barramento de dados
12
B5
 
12
B6
 
14
B7 MSB
 
15
A (display c/ back)
Anodo p/ LED backlight
16
K (display c/ back)
Catodop/ LED backlight
 
Além da pinagem é importante entendermos uma outra característica de hardware desse dispositivo, que são suas áreas de memória; ele possui três áreas de memória com funções bem diferentes:
 

 
CGROM: Memória não volátil onde estão gravados os códigos para escrita dos caracteres, isso é muito útil, pois apenas enviamos o código ASCII do caractere e esse já é escrito nodisplay.
DDRAM: É uma área de memória volátil, onde escrevemos o que queremos que apareça no display, cada endereço dessa memória equivale a um endereço de caractere dos display, podemos fazer a seguinte analogia para facilitar, cada caractere do display é como uma “janela” que exibe o conteúdo que escrevemos na DDRAM.
CGRAM: É uma pequena área de memória onde podemos “desenhar” caracteresdiferentes (apenas 8 caracteres). Ela é muito utilizada quando precisamos criar caracteres que não são comuns a todas as línguas como, por exemplo, o caractere “ç” do português.
 
Endereço de cada caractere no display 16 x 2
Abaixo está o endereço em hexadecimal de cada caractere no display LCD 16 x 2, assim fica mais fácil a movimentação do cursor e das letras a serem escritas:
 
 
Lista de códigosdos Caracteres
A seguir o código que devemos enviar para o LCD a fim de obtermos um determinado caracter:
 

Endereços e Instruções
 
Agora conhecemos a pinagem desse LCD, vamos conhecer seu modo de funcionamento e saber um pouco mais das instruções e dados que precisaremos utilizar.
É interessante atentarmos para a seguinte característica, a via de dados e instruções é a mesma, dessa formaa sinalização, que indica se o Byte que chega no display é dado ou instrução é proveninte do sinal encontrado no pino 4 (RS):
 
RS = 0 -> Instrução
RS = 1 -> Dado
 
 
Outra característica importante é que precisamos pulsar (de 1 para 0) o sinal Enable (pino 6) para que a informação que chega aos terminais do LCD seja interpretada pelo controlador do display.
 
Em nosso estudo manteremos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dicas lcd
  • Como programar um lcd
  • lcd pucrs
  • TRC e LCD
  • Apostila lcd
  • Genius
  • PIC E LCD
  • Reparo de LCD

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!