Policarpo Quaresma

Páginas: 10 (2254 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
POLICARPO QUARESMA SEUS IDEAIS DE BRASIL E SUAS FRUSTRAÇÕES
ROGÉRIO MARTINS DE CARVALHO

Este ensaio pretende analisar a insaciável trajetória do personagem, patriota, Policarpo Quaresma (personagem da obra “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto) na busca pelo resgate e construção da identidade nacional brasileira destacando suas frustrações e decepções em seu idealismoufanista, nacionalista e patriota.

Publicado em 1914, a obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, divide-se em três etapas: a primeira parte (Capítulo) da obra vem retratar o patriotismo exacerbado de Policarpo Quaresma, demonstrando seu nobre interesse por tudo o que é nacional, evidenciando, inclusive, o seu interesse pela valorização da cultura nacional. Na segunda parte, nos deparamos com aesperança de Policarpo Quaresma em construir um país melhor através da reforma da agricultura. E finalmente na terceira parte o personagem deixa o sítio do Sossego, e resolve se alistar para servir à pátria e lutar pela república. Vale ressaltar que é nesta parte da obra que Quaresma se desilude com tudo, é preso, acusado de traição e deixado na Ilha das Cobras a esperar pelo seu o seu triste fim.[...] Policarpo era patriota. Desde moço, aí pelos vinte anos, o amor da pátria tomou-o todo inteiro. Não fora o amor comum, palrador e vazio; fora um sentimento sério, grave e absorvente. Nada de ambições políticas ou administrativas; o que Quaresma pensou, ou melhor: o que o patriotismo o fez pensar foi num conhecimento inteiro do Brasil, levando-o a meditações sobre os seus recursos, para depoisentão apontar os remédios, as medidas progressivas, com pleno conhecimento de causa (BARRETO, 2001, p. 25).

Como pode-se notar no trecho acima, Quaresma dedicou boa parte da sua vida aos livros, estudando-os para melhor conhecer o Brasil, e assim, poder encontrar a solução, as medidas progressistas para resolver os problemas do Brasil. Quaresma acreditava que conhecendo bem seu país por meio daleitura, seria assim, capaz de amenizar os males que o assolavam.

Policarpo Quaresma mantinha em casa uma ampla biblioteca cujos exemplares eram de autores brasileiros, Bento Teixeira, Gregório de Matos, Basílio da Gama, Macedo, José de Alencar e Gonçalves Dias, etc., no jardim continha somente flores de origem nacional, ao vestir-se, ocupava-se somente de tecidos e calçados produzidos nopaís, sua alimentação era, em sua maioria, constituída de produtos da agricultura nacional. Quaresma conhecia as terras do Brasil através dos livros.

O personagem, em seu patriotismo extremado, aproxima-se do ridículo quando propõe ao Congresso a substituição do português (tida como língua emprestada) pelo Tupi, considerada língua oficial do Brasil.

Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro,funcionário público, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; certo também de que, por esse fato, o falar e o escrever em geral, sobre tudo no campo das letras, se vêem na humilhante contingência de sofrer continuamente censuras ásperas dos proprietários da língua; sabendo, além, que, dentro do nosso país, os autores e os escritores, com especialidade os gramáticos, não se entendem notocante à correção gramatical, vendo, diariamente, surgia azedas polêmicas entre os mais profundos estudiosos do nosso idioma- usando do direto que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani, como língua oficial e nacional do povo brasileiro [...]. (Idem, 2001, p. 57)

Policarpo Quaresma, estudava o tupi e defendia que essa deveria ser a língua oficial dopaís, até que num certo momento, cometeu um equívoco e enviou um documento escrito em tupi ao Ministro, foi tratado como louco e internado em um sanatório. Após sair do sanatório, desiludido e com seus ideais de valorização da cultura nacional fracassados, resolve acatar aos conselhos da afilhada Olga, vende sua casa do Rio de Janeiro, comprando em seguida um sítio no interior. Deste momento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Policarpo Quaresma
  • Policarpo quaresma
  • Policarpo Quaresma
  • Policarpo Quaresma
  • policarpo quaresma
  • Policarpo Quaresma
  • Policarpo Quaresma
  • Policarpo quaresma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!