Pol Ticas P Blicas Din Mica De Uso Do Solo E Desenvolvimento Rural No Estado De Goi S

12220 palavras 49 páginas
Políticas públicas, Dinâmica de uso do solo e Desenvolvimento Rural no estado de Goiás.

1.0 - Introdução

A agricultura pode ser considerada como uma das primeiras atividades econômicas praticadas pela humanidade. A necessidade básica de uma população em constante crescimento fez com que a produção e o armazenamento de excedentes se tornassem estratégicos para a reprodução social.
Ao longo de sua historia, a agricultura passa a cumprir cada vez mais funções sociais, assim, a produção agropecuária assume a função mercadológica visando o acumulo de riquezas. Os recursos naturais são utilizados indiscriminadamente, explorando vantagens comparativas das regiões de produção, acumulando passivos ambientais e sociais.
De uma atividade geradora de bem estar e segurança aos seus executores e consumidores, a agricultura paradoxalmente passa a gerar uma serie de contradições durante seus ciclos de desenvolvimento. O modelo de exploração extrativa, que conduz ao uso indiscriminado dos solos, exaurindo sua fertilidade natural, é sucedido pelo modo capitalista de produção que, apesar de aumentar a produtividade da terra, se torna responsável pela contaminação do meio ambiente, desestruturação dos solos, depleção das paisagens naturais, concentração de capital e desemprego de uma parcela significativa da comunidade rural.
O imperativo que molda esse modelo agrícola de desenvolvimento econômico é amparado por instituições planejadas para a reprodução do mesmo. A crença na capacidade infinita de resiliência da natureza, a competição inter regional, estimulada pelo modelo capitalista, e a dificuldade de visualização das externalidades geradas pela exploração de bens públicos (ar, água, vegetação natural), associados à atividade agrícola, legitima cultura, leis e comportamentos imediatistas que transformam a agricultura em uma das principais atividades produtoras de passivos ambientais e sociais.
O Brasil é um dos países que mais se destacam na produção agropecuária mundial.

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas