cienciadiantenatureza

8248 palavras 33 páginas
A CIÊNCIA DIANTE DA NATUREZA

(Do livro: “Os (Des)caminhos do meio ambiente”, São Paulo, Editora Contexto, 1989, pág. 37-60)

Carlos Walter Porto Gonçalves

Temos insistido em que toda sociedade, toda cultura, cria um determinado conceito de natureza, ao mesmo tempo em que cria e institui suas relações sociais. No interior destas relações sociais está embutida, portanto, uma determinada concepção de natureza. Ora, a ciência moderna é também instituída por uma sociedade, por uma cultura, num processo que começa a se configurar com o Renascimento no século XVI e se consolida nos séculos XVIII e XIX. Em conseqüência, a ciência instituída por esta sociedade traz nela, subjacentes, os pressupostos do real-imaginário desta cultura que a instituiu como relação social. Estamos, portanto, longe da crença que vê a evolução das idéias - no caso, da ciência, - como algo que paira acima dos mortais. Ao contrário, consideramos que o saber científico, instituído socialmente, como todas as instituições, não é definitivo ou imortal.

Ainda que com os riscos de fazermos uma caracterização sumária dos pressupostos que incorpora da sociedade que a criou, podemos dizer que a ciência moderna se configura em tomo de três eixos: 1) A oposição homem e natureza.
2) A oposição sujeito e objeto.
3) o paradigma atomístico-individualista.

Já discorremos nos capítulos anteriores a respeito desta oposição, tão marcante no pensamento ocidental, entre o homem, a cultura, a história, de um lado, e a natureza, de outro. Nossas universidades estão estruturadas com base nesta oposição: de um lado, as ciências da natureza e, de outro, as ciências humanas. As ciências humanas vivem radicalmente separadas das ciências da natureza e, assim, descobertas realizadas em um ou outro desses campos ficam nele isoladas, como se houvesse uma alfândega proibindo que saíssem das fronteiras de cada grande área do conhecimento. Assim, por exemplo, se a descoberta do código genético abriu a biologia para trocas com

Relacionados