Pol Tica Nacional De Res Duos S Lidos Normatiza A Reciclagem De Todo Material Pass Vel De Reaproveitamento

2611 palavras 11 páginas
Política Nacional de Resíduos Sólidos normatiza a reciclagem de todo material passível de reaproveitamento
Grande parte dos entulhos de construção pode e deve ser reciclada
Menos difundida que a reciclagem de resíduos domésticos, a de resíduos da construção civil é essencial para evitar que restos de concreto, tijolos, madeira e metal sejam destinados de forma incorreta e acabem por prejudicar a natureza. Enquanto o reaproveitamento de materiais como papel, garrafas pet e alumínio atinge altos níveis no Brasil, o de resíduos de obras, responsáveis por 54% do volume total de resíduos sólidos gerados no país, deixa muito a desejar. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abralpe) mostram que apenas 5% destes resíduos são reciclados, enquanto na Europa essa porcentagem chega a 95%.
A prática de reaproveitar o material descartado na construção civil passou a ser obrigatória no Brasil a partir da aprovação, em 2 de agosto de 2010, da lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A lei tramitou por 21 anos no Congresso Nacional e, ao ser efetivada, incentiva cooperativas de catadores e distingue resíduo de rejeito, sendo o primeiro passível de reaproveitamento e o segundo não. Além disso, a Política criminaliza lixões a céu aberto e permite que apenas rejeitos e lixo orgânico sejam destinados a aterros.
Assim, as construtoras estão tendo que se adequar às novas regras antes que a fiscalização comece. Os resíduos são levados em caçambas a empresas especializadas que fazem a reciclagem. “Além de serem materiais pesados, a reciclagem dificilmente pode ser feita nas construtoras porque as máquinas que transformam os resíduos são muito caras”, explica o diretor da Nakid Construções, Nelson Nakid, que passou a mandar o que é descartado nas construções para a reciclagem por causa da PNRS.
Os resíduos de construção civil são divididos em quatro categorias. A primeira abrange restos de concreto, tijolos e caliça em

Relacionados