POLÍTICAS PÚBLICAS

Páginas: 16 (3901 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2013

GESTÃO PÚBLICA







FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA DE SOUSA
PÓLO: TERESINA
CURSO: GESTÃO PÚBLICA
TURMA: TE0174


Orientadora: Cristiana da Silva Martins Lourenço





TERESINA
Outubro/2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................03
I - INFLUÊNCIA DAS ESTRUTURAS POLÍTICAS E DOS PROCESSOS DENEGOCIAÇÃOSOBRE OS RESULTADOS CONCRETOS............................04
II - USO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS...............................................................05
III - ANALISE DE POSSÍVEL EQUIVALÊNCIA DE IDÉIAS DE PRINCÍPIOS DIFERENTE PARA SOLUÇÃO DO PROBLEMA.........................................06
IV - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA...07INTRODUÇÃO
A gestão pública vem passando por um processo de modernização voltada a trona-se ágil no sentido de atender aos anseios sociais, incorporando novas metodologias e ferramentas com o objetivo de visualizar e diagnosticar os problemas e buscar de forma eficiente e eficaz as soluções. A adoção de políticas públicas hoje no Brasil, embora sofra um processo de negociação dasestruturas políticas os resultados obtidos de forma concreta têm sido alcançados mais por pressão da sociedade do que do processo de negociação. As medidas provisórias, embora seja um instrumento jurídico previsto na Constituição Federal a qual tinha como fundamento principal tornar o Poder Executivo ágil, tronou-se um instrumento de negociação políticas emperrando os processos legislativos e acumulandoum déficit social enorme. O pluralismo de ideias no parlamento não é a garantia do pleno gozo a democracia. As divergências políticas por muitas vezes inviabiliza o fluxo processual, muitas nem atende aos anseios sociais.
Temos alcançado alguns avanços sociais principalmente na área da Educação. Os instrumentos legais criados e com as novas metodologias ou ferramentas de ensino, e principalmentecom um maior aporte de recursos com destinação exclusiva, à educação tem se destacado melhorando seus indicadores sociais em todo o Brasil.
A educação à distância é sem sobra de dúvida um instrumento de ensino que preconiza o passado e o presente, a demanda e o tempo, o tempo e a mobilidade urbana. No futuro não só as instituições privadas, mas as instituições públicas serão obrigadas emvirtude da demanda oferecer o ensino gratuito à distância, pois os fatores determinantes serão os custos operacionais e a mobilidade urbana.








I - INFLUÊNCIA DAS ESTRUTURAS POLÍTICAS E DOS PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO SOBRE OS RESULTADOS CONCRETOS:


O processo decisório de políticas públicas transcende a própria estrutura de governo, sobretudo os aspectos político partidário. Osprocedimentos usuais de identificação, desenvolvimento e seleção, são instrumentos de procedimentos internos extremamente importantes na consecução do objeto concreto. Entretanto, há vários vetores de analises dentro de uma conjuntura socioeconômica que estabelece parâmetros ou indicadores permissíveis uma analises conjuntural. O processo decisório não terá satisfação plena se não contemplar umplanejamento decisório e sistemático voltado principalmente ao atendimento aos anseios sociais. As condições conjunturais são sem sobras de dúvidas condições essenciais a uma avaliação concreta dos processos decisórios. Contudo, as ferramentas normalmente utilizadas em tais processos neste país, quase sempre ficam em segundo plano. Há de se considerar que hoje as estruturas sociais organizadas sãovetores de grande importância no processo decisório, haja vista que, as Organizações, os Conselhos, os Sindicatos e demais organismos do setor privado, tem participação e representação em diversos segmentos consultivos neste país, conjuntamente aos poderes constituídos para a obtenção de interesse comum.
Com efeito, os processos decisórios embora constituídos nas dimensões institucional,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Políticas públicas
  • Política publicas
  • Politicas Publicas
  • Políticas públicas
  • Politica publica
  • Política pública
  • Politica publica
  • Politicas publicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!