Políticas públicas de esporte e lazer

Páginas: 7 (1503 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014

1º- Considerando o termo necessidade como “1-O que é absolutamente necessário. 2-Precisão instante e urgente; aperto.” (CIRANDA CULTURAL, p.211), sim, por exemplo, investimento de milhares de reais para a produção de eventos como o carnaval que é voltado para turistas. E pelo que eu sei na minha cidade não é comum às pessoas intervir nas decisões do governo.
2º- As ações das quais tenhoconhecimento, tem como predominante tais características. Pois são de controle e usualidade da sociedade e concretiza direitos incorporados nas leis, por exemplo, os programas educacionais que visam aderir conhecimentos a população e ocupar seu tempo livre com atividades lucrativas para o desenvolvimento social. Exemplos físicos de tais projetos: segundo tempo, pronatec, projovem, orquestra jovem,entre outros.
3º- Em minha opinião, atualmente no Brasil as necessidades mais revogadas e precisas estão relacionadas a transporte público, alimentação, educação e principalmente saúde de qualidade, que são direitos sociais previstos pela nossa constituição, mas que são mal cumpridos na maior parte dos lugares, e às vezes, porcentagens da população nem chegam a ter acesso a alguns desses direitos. Enão considero que todas as minhas necessidades são plenamente atendidas, pois sinto carência em um bom atendimento médico, algo que em Uruaçu considero plenamente ruim, e para mim é preferível ficar doente em casa a recorrer à saúde pública.
4º- Cidadania é ser cidadão e exercer seus direitos e deveres em meio às leis regidas pela cidade em que vive, respeitando-as e sabendo viver em sociedade.Nem sempre foi assim, pois no tempo da escravidão, por exemplo, os negros eram submetidos a trabalhar sem remuneração e sem nenhuma qualidade, ou seja, não viviam como cidadãos.
A cidadania, a saúde e as necessidades básicas são questões que estão relacionadas, pois pra haver cidadania é necessário que as pessoas tenham acesso a uma boa qualidade de vida, o que está ligado aos direitos e asnecessidades básicas.
5º- Na sociedade brasileira no período da escravidão apenas algumas pessoas tinham direito a cidadania. A diferença entre a cidadania naquela época e a que temos hoje é que naquele período era destinada a poucos e os outros (no caso os escravos) não podiam lutar por tal direito, senão acabariam sendo punidos com ferimentos ou até mesmo a morte; já na sociedade que temos hoje,“todos” conhecem seus direitos e tem plena proteção legal para lutar por eles.
No Brasil há cidadania, apesar de não ser plena e de não estar ao alcance de todos, já que nem todos os brasileiros estão conscientes do que é cidadania.

6º- Os direitos civis têm como características principais a liberdade de ir e vir, liberdade de imprensa, pensamento e fé, o direito a propriedade e de concluircontratos válidos e o direito a justiça. Já os direitos políticos têm como principal característica a participação no exercício do poder politico. E os direitos sociais o bem estar econômico e segurança ao direito de participar, por completo, na herança social com concordância aos padrões que prevalecem na sociedade. O último são os direitos difusos que partem do princípio de solidariedade efraternidade, como a paz, o meio ambiente saudável, etc.
De forma geral não conquistamos todos os direitos citados acima, pois não há tanta participação popular em decisões politicas; e há também a questão do preconceito, que acaba inibindo alguns direitos sociais e civis e também os próprios direitos difusos que são adquiridos por uma pouca parcela da população, já que a maioria não tem conhecimentodeles.

7º- Eu não participei das manifestações do ano passado. Mas acompanhei pelos meios de comunicação e o que me chamou atenção foram dois tópicos principais: primeiro, a forma com que tais manifestações se difundiram e a quantidade de pessoas lutando por um bem comum; já a segunda coisa foi que no inicio nas grandes capitais havia um motivo específico, mas logo que começou a difusão dessas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • politicas publicas para o esporte e lazer
  • políticas públicas de esporte e lazer
  • Políticas públicas do esporte e lazer no município de
  • Políticas Públicas para o esporte e o lazer no Brasil
  • Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Conhecimento Básico para Gestores.
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER NO MUNICÍPIO DE PIRITIBA – BAHIA
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER EM ALTAMIRA-PA
  • Lazer e Políticas Públicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!