Política Econômica Fiscal, Monetária e Câmbial

Páginas: 11 (2646 palavras) Publicado: 21 de junho de 2013
1 INTRODUÇÃO
1.1 – Problema e Justificativa


"Economia freqüentemente não tem relação com o total de dinheiro gasto, mas com a sabedoria empregada ao gastá-lo.” Foi o que afirmou o grande empreendedor Henry Ford, apesar de não economista, captou a essência da função da palavra “Economia” o que muitos governos até hoje não conseguem entender e com isso deixar de atingir um patamar deexcelência como Henry Ford fez com sua empresa.

Atualmente o cenário da economia mundial vem sendo abalado por crises continentais que causam impactos mundiais, no final do ano de 2008 foi constatada uma crise no setor imobiliário nos Estados Unidos, gerando dessa forma uma grande onda de desequilíbrio econômico, tendo em vista que o Mercado Americano tem atuação internacional.

Recentemente, aEuropa é o centro desta crise intensificada, caminhando para uma trilha de estagnação, com o déficit fiscal elevado e dívida crescente e o desemprego em países desenvolvidos como Espanha e Grécia sem projeções de melhora, resta ao Brasil fazer suas escolhas de maneira ímpar e meticulosa para ser visto como país modelo frente a um mundo dominado pela tribulada agenda da crise europeia.

A economia temcomo definição “ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços.”¹, sendo uma ciência social, ela tem impacto direto na vida do cidadão, que para a economia é o “consumidor” como diria Adam Smith “O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção.” Para Adam Smith, o cidadão é o consumidor dos bens serviços que podem ser providos pelo Estado ounão, tendo isso em vista é imprescindível o estudo da Economia para a análise da sociedade observando o comportamento e os fenômenos econômicos presentes no cotidiano.


1.2 – Objetivos


Têm-se como objetivos para a elaboração deste trabalho, a análise das políticas econômicas, quais sejam, a Política Fiscal, Política Monetária e Política Cambial. GREMAUD, VASCONCELOS, TONETO JR. (2002:190)definem a "política econômica como a intervenção do governo na economia com o objetivo de manter elevados níveis de emprego e elevadas taxas de crescimento econômico com estabilidade de preços. As principais formas de política econômica são a política fiscal e a política monetária. Por política fiscal, entende-se a atuação do governo no que diz respeito à arrecadação de impostos e aos gastos. Porpolítica monetária, entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível de taxa de juros entre outros.”²

Ao analisarmos a “Política Econômica” apresentaremos os principais motivos de sua existência e criar um juízo de valor crítico a respeito de uma intervenção severa ou sutil por meio do Estado, em consideração da“Política Fiscal”, desenvolveremos as ações tomadas em respeito a arrecadação de impostos e aos gastos que o Governo Dilma Rousseff planejou e dos quais dele executou, e de maneira técnica exporemos as estratégias traçadas pelo governo para a definição das condições de liquidez da economia, como o controle da SELIC e a quantidade de ofertada de moeda, que seria a “Política Monetária” que tem como responsávelo Banco Central do Brasil.

E por fim, constituiremos uma análise sobre a Política Cambial no país, tendo em vista que a sua participação tem interferência direta nas relações comerciais e financeira com outros países ao redor do globo.


2 REFERÊNCIA TEÓRICA
2.1 – Política Econômica Fiscal, Monetária e Cambial


Para efeitos de melhor resolução destes institutos, é necessário umesclarecimento a respeito do conceito e origem do termo “Política Econômica” que ganhou sentido prático na década de 1930, onde o mundo sofria uma forte recessão econômica, tendo como personagem principal o Estados Unidos da América, até então, o mundo econômico era regido basicamente pela teoria de Adam Smith, que dispensa apresentações, em seu livro “Riqueza das Nações” defendia a ideia de que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica monetária, fiscal e cambial
  • Políticas: monetaria, cambial e fiscal
  • Políticas Fiscal, Cambial e Monetária
  • politicas economicas: fiscal e monetaria
  • POLITICA ECONÔMICA UM ESTUDO SOBRE AS POLITICA: MONETÁRIA, CAMBIAL, FISCAL E TRIBUTÁRIA
  • Politica fiscal e politica monetaria
  • Política Monetária e Política Fiscal
  • Custos de produção, instrumentos de políticas fiscal, monetária, cambial e comercial e balanço de pagamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!