poder e tecnologia

Páginas: 6 (1352 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2014
 P.M. De Arte Cultura.
O que é predominante em uma cultura?
É comum dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela. Mas,afinal, o que é cultura?
Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não tem cultura”, “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”, etc.? De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmentesignifica o termo “cultura”.
Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua? O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede designificados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.
Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Também podemos dizer que consideraruma determinada cultura (a cultura ocidental, por exemplo) como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica.
Figura austera dos pais ainda predomina em variadas culturas: Historicamente, a autoridade sobre filhos sempre coube ao homem. Por conta disso, em diversas culturas, o pai é lembrado principalmente pela severidade na educação das crianças. Principalmente pelafigura de respeito conquistado - ou imposto -, firmou-se um relacionamento fechado, sem espaço para interação. É curioso observar que, na maior parte do mundo e nas mais diferentes culturas, a relação entre pai e filho ainda funciona dessa forma. As culturas judaica, chinesa, indiana, japonesa, cigana e indígena têm como denominador comum à figura masculina do pai como autoridade. "Nestes casos,ele é o responsável pelo sustento, pela educação e até mesmo pela doutrina religiosa", afirma Guita Grin Debert, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É interessante observar que, mesmo nas sociedades em que a organização familiar é feita pela mulher, como acontece nas ilhas Trobriand, do Pacífico, onde o pai biológico é tido apenas como marido damãe, a autoridade não é concedida a elas, mas permanece sob domínio masculino. "A função pertence ao tio-materno, ou seja, ao irmão da mãe", diz a professora. Contudo, esse tipo de comportamento deve mudar com o tempo, principalmente em países ocidentais. "A tendência moderna é a de que todos os pais tenham relações mais abertas, como já existe entre as classes mais ricas", acredita.
Quais asdiferentes manifestações da arte?
As manifestações artísticas se expressam de diferentes formas. De acordo com a evolução o homem encontra novos meios para manifestar suas emoções, seus pensamentos, idéias e descobertas. As novas tecnologias da 
comunicação e informação possibilitam distintas maneiras de codificar a informação. 
Que são estas: O cinema, arte digital, HQ, teatro, música, dança,pintura, desenho, gravura, escultura e fotografia.
Nosso cérebro se adapta às ilusões de ótica?
Nosso cérebro cria uma realidade que não necessariamente é o mundo real. Por isso muitas vezes somos enganados pelas imagens. As ilusões de óptica são um exemplo disso. Mas com o advento da realidade virtual, e com as novas pesquisas da neurologia, estamos entrando em uma nova era. Ilusão de óptica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poder e Tecnologia
  • O poder da tecnologia
  • O poder e a abrangencia das tecnologias
  • A relação entre a tecnologia e o poder
  • O PODER DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
  • A relação entre a tecnologia e o poder
  • Tecnologia da informação no poder judiciário brasileiro
  • O uso da tecnologia no poder cognitivo das pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!