pneumonia com derrame pleural bilateral

Páginas: 7 (1538 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
ESCOLA DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM I
PROFª SUPERVISORA FERNANDA LOPES DE MEIRELES LEITE




















ESTUDO DE CASO : UTI
05/03/2012 A 29/05/2012


Relatório Parcial da disciplina de
Estágio Supervisionado
de Enfermagem I.











Acd. Liliana Lopes - 43372





RioGrande, 30 de março de 2012.


1.INTRODUÇÃO

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma unidade de alta complexidade, com uso constante de tecnologias e procedimentos de última geração. Essa característica, aliada as questões físicas e do isolamento característico desta unidade, implica com que os enfermeiros que ali trabalham percebam a importância de ouvir, olhar, tocar e estarempresentes e atentos, pois a segurança e a tranquilidade do paciente favorecem o tratamento e a recuperação.
A característica meteorológica da região sul favorece a incidência de doenças respiratórias que associadas às complicações características criam quadros graves que necessitam de tratamento especializado e terapia intensiva. Neste contexto grande parte das internações nesta unidade são de origemrespiratória, que apresentam como consequência as pneumonias graves. A enfermagem tem papel fundamental na segurança e integridade física e psicológica dos pacientes internados na UTI, pois destes profissionais depende a eficácia da terapêutica.
Objetivando relacionar as atividades dos enfermeiros e equipe de enfermagem com a evolução do processo de recuperação dos pacientes internados em UTI,apresenta-se este estudo de caso visando demonstrar a importância da atuação da enfermagem no processo evolutivo da doença. A enfermagem é uma profissão que através dos tempos busca promover o bem estar do ser humano, considerando sua liberdade, unicidade e dignidade atuando na promoção e prevenção da saúde nas incapacidades e no processo de morrer.


2.REVISÃO DE LITERATURA
PNEUMONIA COMDERRAME PLEURAL BILATERAL :
Derrame Pleural é o acúmulo de líquido na cavidade da pleura e pode acontecer em conseqüência de Pneumonias. A formação do derrame pleural envolve um ou mais dos mecanismos capazes de aumentar a entrada ou de diminuir a saída de líquido no espaço pleural. Os sintomas decorrentes do derrame pleural são: dor, dispnéia e tosse seca. A dor provém do acometimento da pleuraparietal, geralmente por processos inflamatórios, como nas pneumonias e na tuberculose pleural; é caracteristicamente do tipo ventilatório dependente. Como tratamento pode-se realizar a toracocentese ou a colocação de dreno de tórax dependendo da quantidade de líquido acumulado nas pleuras. Quando essa quantidade se torna excessiva,faz-se obrigatória a punção e o exame do líquido, pois, após afase inicial, segue-se uma fase fibrinopurulenta, em que ocorre passagem de bactérias para o espaço pleural com aumento dos neutrófilos e de fibrina, loculação do derrame e diminuição do pH e da glicose, tornando-se necessária a realização de toracostomia e colocação de dreno torácico. (Simpósio de Doenças Pulmonares. Capítulo III. Medicina. Ribeirão Preto, 31: 208-215 abr/jun. 1998. ehttp://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?328#.T3RaoIV59I0.email)

ENFISEMA SUBCUTÂNEO:
O Enfisema subcutâneo é uma complicação relativamente comum nos processos de técnicas invasivas, procedimentos cirúrgicos e algumas patologias. O enfisema subcutâneo é, habitualmente, tratado de forma conservadora, e na maior parte dos casos apenas causa sintomas mínimos. No entanto, pode ser uma complicação grave,causando obstrução respiratória. Em estudos com vários tipos de doenças e em modelos animais, foi demonstrado que o ar extra alveolar, proveniente da ruptura de alvéolos, penetra no tecido conjuntivo laxo que rodeia a vasculatura pulmonar e progride ao longo das bainhas perivasculares até atingir o mediastino. Posteriormente, o ar passa do mediastino para o tecido laxo subcutâneo, causando enfisema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pneumonia por derrame pleural
  • Pneumonia e Derrame Pleural
  • Derrame Pleural
  • derrame pleural
  • Derrame Pleural
  • Derrame pleural
  • DERRAME PLEURAL
  • Derrame pleural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!