pneumatica

Páginas: 5 (1248 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013
Introdução.

Esta atividade é importante para que você aprenda a Origem; conceito; características do ar; produção, tratamento, distribuição e conservação do ar comprimido; válvulas de bloqueio; diagramas de funcionamento; simbologia; leitura, interpretação e montagem de circuitos.

Etapa 3

Passo 1

• Condições atmosféricas.

O ar comprimido é o ar deslocado da atmosfera paradentro de um sistema de compressão e que acaba sendo armazenado em algum tipo de reservatório a pressões superiores (algumas vezes bem superiores). O processo leva uma dada massa de ar, que ocupa um dado volume de espaço, e comprimi-o em um espaço menor. Nesse espaço, como há uma maior massa de ar acaba resultando em uma maior pressão por parte dessa massa de ar que tenta voltar ao seu volumeoriginal. Por exemplo: dado que um reservatório armazene ar a pressão de 7 vezes a pressão atmosférica, o volume ocupado por essa massa será de aproximadamente 1/7 do volume que ocuparia na atmosfera, ou seja, o volume ocupado é inversamente proporcional a pressão aplicada à determinada massa de ar (desde que o ar seja mantido a mesma temperatura inicial).


• A produção e o tratamento do arcomprimido.

Para a produção de ar comprimido são necessários compressores, os quais comprimem o ar para a pressão de trabalho desejada. Na maioria dos acionamentos e comandos pneumáticos se encontra, geralmente, uma estação central de distribuição de ar comprimido. Não é necessário calcular e planejar a transformação e transmissão da energia para cada consumidor individual. Ainstalação do compressor fornece o ar comprimido para os devidos lugares através de uma rede tubular.
Instalações móveis de produção são usadas, principalmente, na indústria de mineração, ou para máquinas que frequentemente mudam de local. Já ao projetar, devem se consideradas a ampliação e aquisição de outros novos aparelhos pneumáticos. Por isso é necessário sob redimensionar a instalaçãopara que mais tarde não venha se constatar que ela está sobrecarregada. Uma ampliação posterior da instalação se torna geralmente muito cara.
Muito importante é o grau de pureza do ar. Um ar limpo garante uma longa vida útil da instalação. A utilização correta dos diversos tipos de compressores também deve ser considerado.







• A distribuição e conservação do arcomprimido.

Distribuição

Aplicar, para cada máquina ou dispositivo automatizado, um compressor próprio, é possível somente em casos esporádicos e isolados. Onde existem vários pontos de aplicação, o processo mais conveniente e racional é efetuar a distribuição do ar comprimido situando as tomadas nas proximidades dos utilizadores.
A rede de distribuição de ar comprimidocompreende todas as tubulações que saem do reservatório, passando pelo secador e que, unidas, orientam o ar comprimido até os pontos individuais de utilização.



Conservação do ar comprimido.

Após passar por todo o processo de produção, tratamento e distribuição, o ar comprimido deve sofrer um último condicionamento, antes de ser colocado para trabalhar, a fim de produzir melhores desempenhos.Neste caso, o beneficiamento do ar comprimido consiste no seguinte: filtragem, regulagem da pressão e introdução de uma certa quantidade de óleo para a lubrificação de todas as partes mecânicas dos componentes pneumáticos.
A utilização desta unidade de serviço é indispensável em qualquer tipo de
sistema pneumático, do mais simples ao mais complexo. Ao mesmo tempo em que
permite aoscomponentes trabalharem em condições favoráveis, prolonga a sua
vida útil. Assim depois de ter passado por todo este processo, o ar poderá ser usado e também armazenado.


• As vantagens e desvantagens da pneumática.

Vantagens

Redução dos custos operacionais. A rapidez nos movimentos pneumáticos e a
libertação do operário (homem) de operações repetitivas possibilitam o aumento do
ritmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pneumatica
  • Pneumatica
  • Pneumática
  • pneumatica
  • Pneumatica
  • PNEUMATICA
  • Pneumatica
  • Pneumática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!