Plataformas offshore

Páginas: 45 (11099 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
PLATAFORMAS OFFSHORE
UMA BREVE ANÁLISE DESDE A CONSTRUÇÃO AO DESCOMISSIONAMENTO

Tailand Oliveira de Amorim

Rio de Janeiro 2010

TAILAND OLIVEIRA DE AMORIM
Aluna do Curso de Tecnologia em Construção Naval Matrícula 0723800054

PLATAFORMAS OFFSHORE
UMA BREVE ANÁLISE DESDE A CONSTRUÇÃO AO DESCOMISSIONAMENTO

Trabalho

de

Conclusão ao Curso

de de

Curso, Graduação

TCC, emapresentado

Tecnologia em Construção Naval, da UEZO, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Tecnólogo em Construção Naval. Orientador: Érico Vinícius Haller dos Santos da Silva.

Rio de Janeiro Dezembro de 2010

ii

PLATAFORMAS OFFSHORE
UMA BREVE ANÁLISE DESDE A CONSTRUÇÃO AO DESCOMISSIONAMENTO
Elaborado por Tailand Oliveira de Amorim Aluna do Curso de Tecnologia emConstrução Naval da UEZO Este trabalho de Graduação foi analisado e aprovado com grau:....................

Rio de Janeiro, 21de dezembro de 2010.

_____________________________________ Prof. Carlos Alberto Martins Ferreira - D.Sc.

_______________________________________ Prof. Humberto Antônio Ramos Rocha

_____________________________________ Prof. Érico Vinícius Haller dos Santos daSilva Presidente

RIO DE JANEIRO, RJ - BRASIL DEZEMBRO DE 2010

iii

EPÍGRAFE

“E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” Apóstolo S. Paulo, Carta aos Romanos (cap. 8; vers. 28)

iv

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, agradeço a Deus por ter me direcionado os passos e me sustentado nesta importante fase daminha vida, sem Ele não teria conseguido atingir meus objetivos. A minha mãe, Maria Inês Oliveira de Amorim, a pessoa que mais me apoiou e me encorajou a continuar em meio às dificuldades e, acima de tudo, me ensinou a ultrapassar obstáculos e vencer desafios. E ao meu pai, José Jorge de Amorim, por acreditar em mim e me apoiar financeiramente, pois sei que não foi fácil. Ao meu namorado Marcos,por ter sido sempre compreensivo e paciente. Agradeço ao meu professor e orientador, Érico Vinícius Haller dos Santos da Silva, pela compreensão e por ter acreditado na minha capacidade para o desenvolvimento e conclusão deste trabalho; Ao André Longo que muito me ajudou, seja com material, seja tirando dúvidas; E é com a frase de Michael Jordan, “O talento ganha jogos, mas trabalho em equipe einteligência, vencem campeonatos” que quero agradecer aos meus amigos e professores, pois eles, que de forma direta ou indiretamente, me ajudaram a vencer este “campeonato”.

v

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a Deus, porque d’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Aos meus pais, pela orientação que me deram e que me ajudou a chegar até aqui. Ao meu namorado Marcos; pelo amor,compreensão e incentivo. Aos meus amigos mais próximos, inclusive a Gysele e ao Ulysses, pelos momentos incríveis que me proporcionaram nesta fase da minha vida.

vi

RESUMO

Há mais de 50 anos, em 1947, no Golfo do México, as primeiras plataformas offshore foram instaladas. Desde então a produção de petróleo no mar vêm crescendo, mesmo diante das crises, com isso ocorreu também o crescimento daconstrução das plataformas, bem como o desenvolvimento de novas técnicas, novas unidades de produção e instalação destas estruturas. Atualmente, é o descomissionamento que vêm crescendo como principal tema nos congressos. Uma vez que, a maioria das plataformas instaladas está perto de seu final de vida útil. O presente trabalho fará uma breve análise dos processos de construção, instalação, bemcomo a desativação e descomissionamento das principais plataformas offshore. Este trabalho aborda os efeitos das instalações destas plataformas no meio ambiente marinho e as principais opções de descomissionamento já estudas até o momento. A metodologia de pesquisa foi baseada nas revisões bibliográficas de livros, artigos, teses e demais documentos pertinentes às técnicas de construção, instalação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos em plataforma offshore
  • Descomissionamento de Plataformas offshore
  • Trabalho sobre eergonomia em plataforma offshore
  • Aspectos do regime de embarque turnos e gestão do trabalho em plataformas offshore da bacia de campos
  • Offshore
  • OFFSHORE
  • Offshore
  • Offshore

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!