EXTRAÇÃO OFFSHORE

1317 palavras 6 páginas
Extração Offshore





Débora Souza
Fco Wellington
João Hipólito
Letícia Brenda

Método de perfuração Offshore
É uma técnica de extração de óleo, que permite que as companhias petrolíferas tenham acesso aos depósitos de petróleo localizados no fundo do mar. Todos os avanços na tecnologia de perfuração, empregando plataformas especiais, permitiram a prospecção em regiões antes inexploradas, como no caso do pré-sal brasileiro e tornou a exploração offshore um negócio economicamente viável.

Plataforma Petrolífera
Também referida como plataforma offshore , é uma grande estrutura usada na perfuração em alto mar para abrigar trabalhadores e as máquinas necessárias para a perfuração de poços no leito do oceano para a extração de petróleo e/ou gás natural, processando os fluidos extraídos e levando os produtos, de navio, até a costa. Dependendo das circunstâncias, a plataforma pode ser fixada ao solo marinho, pode consistir de uma ilha artificial ou pode flutuar.

As plataformas offshore modernas são estruturas gigantescas, algumas são verdadeiras cidades flutuantes, e para garantir a eficiência delas existem navios que as auxiliam de diversas maneiras. Essa navegação, dita Apoio Marítimo Offshore, tem como objetivo dar suporte tanto a prospecção quanto a extração de petróleo, desde o manuseio de âncoras de plataformas até o transporte de suprimentos para as mesmas. Offshore no Mundo
A primeira operação de perfuração de petróleo offshore foi estabelecida em 1938 no Golfo do México, e outros produtores rapidamente começaram a fazer o mesmo em outras regiões do mundo.

Offshore no Brasil
A exploração de petróleo em reservatórios offshore brasileiros em águas mais profundas teve início em 1968, na Bacia de
Sergipe, campo de Guaricema, situado a cerca de 30 metros da costa do Estado. A descoberta do poço ocorreu após inúmeros estudos geográficos.

Offshore no Brasil
Outras descobertas seguiram

Relacionados