PLASTICO NA INDUSTRIA AUTOMOTIVA

Páginas: 6 (1456 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
APLICAÇÃO DO PLÁSTICO
NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA




2014
INTRODUÇÃO

Desde a implantação a indústria automotiva no Brasil, nos anos 50, cujo grande incentivador foi o então Presidente da República Juscelino Kubitschek, até os dias de hoje, houve uma grande reviravolta nos conceitos de utilização de materiais para a construção dos veículos. Novas tecnologias permitiram que osveículos fossem aprimorados, melhorando seu desempenho e conforto. Uma vez melhorado o desempenho, também foi necessário o desenvolvimento de tecnologias que tornassem os veículos mais seguros e confiáveis.
O material plástico reforçado proporcionou melhoria em todos os campos citados acima, tanto em desempenho, conforto e segurança dos veículos e este trabalho pretende demonstrar, pelo menos em parte,como ele pôde, e pode ainda, proporcionar tais condições aos fabricantes do ramo da indústria automotiva.

HISTÓRICO

Remonta à década de 70, o uso do plástico nos automóveis. O argumento inicial passava pela idéia de reduzir o consumo de combustível, por conta da crise do petróleo, já que, com o plástico, o veículo tem seu peso total reduzido. Desde então, o uso de peças plásticas em carros,ônibus e caminhões está crescendo no mundo todo.
Na indústria automotiva, a quantidade de plásticos de engenharia, como, por exemplo, a poliamida dobrou na última década, por conta, principalmente, do desenvolvimento de peças e partes do veículo que são mais exigidas quanto à resistência mecânica, térmica e pressão. De fato, os plásticos têm atributos e propriedades que permitem a fácilsubstituição de outros materiais, ainda com vantagens, tanto na questão técnica e do desempenho, quanto no aspecto visual e na segurança das pessoas.
Há alguns anos, os carros eram planejados para ter a maior resistência possível, com estruturas pesadas, o consumo de combustível crescia e, além disso, o risco de ferimento aos condutores e passageiros em caso de acidente era ameaçador. As montadoraspassaram então a deixar a robustez para o motor e construir carros mais práticos, leves e com alta capacidade de absorção de impactos. Para possibilitar isso foi necessário investir em alta tecnologia para aumentar a presença de componentes de plástico nos veículos.
Antes até o farol era todo de vidro, agora muitos itens são de plástico. Outro exemplo é o pára-choque. “Antes uma peça pesada, agora ele éfeito de plástico para absorver o impacto em batidas”, esclarece o Coordenador da Câmara Setorial de Plásticos da ABIMEI, Roberto Guarnieri. Segundo ele, soluções como esta surgem em ritmo acelerado com grandes investimentos no desenvolvimento de plásticos de alta tecnologia dos últimos anos. ‘’Os veículos tem que cumprir diversas normas de segurança e, para isso, têm sido criados plásticosespeciais’’.
O plástico representa hoje, em média, cerca de 6% a 10% do peso total de um carro de passeio fabricado no Brasil, algo em torno de 100 kg, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST). Ainda é pouco, tendo em vista que na Europa e na América do Norte este percentual chega a 25%. Hoje, nos carros, o plástico pode ser utilizado, em substituição ao metal, emgrades, componentes do motor, como, por exemplo, coletores de ar e filtros de óleo, substituição parcial do metal em front-ends, com estruturas híbridas plástico-metal e peças funcionais decorativas como maçanetas de porta. A demanda e o interesse por plásticos com características técnicas superiores estão crescendo notadamente. Produtos com alta resistência térmica e alta rigidez estão sendo bemmais procurados do que em anos anteriores. (ABIMEI, 2009)
Há muitos anos, a tecnologia híbrida metal-plástico é utilizada em grades frontais, com sucesso, em grande número de plataformas de automóveis para a produção de peças mais leves, resistentes e de melhor custo-benefício. Atualmente, essa técnica também está sendo utilizada para fabricar outras estruturas, como, por exemplo, reforços no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
  • A industria do plástico
  • Industria de plasticos
  • industria de plastico
  • Industria plastico
  • Historia da industria automotiva
  • logistica e sua importancia na industria automotiva
  • Industria Automotiva Microeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!