Plantas medicinais

Páginas: 7 (1704 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Introdução

As plantas medicinais são todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento das doenças podendo levar até mesmo a sua cura. Elas são utilizadas sob a forma de chás ou infusões que devem ser ingeridos diariamente, enquanto durar o tratamento mas é preciso ter cuidado ao consumí-las pois algumas são tóxicas e potencialmente abortivas.

A maior concentração deplantas medicinais encontra-se na Amazônia devido ao clima típico da região, mas a maioria delas podem ser encontradas nas lojas de produtos naturais , nas farmácias de manipulação ,e boa parte das pessoas possuem algumas espécies em casa mesmo.

Alecrim

Ação terapêutica
Para problemas respiratórios, cansaço físico e mental, estomáquico, colagogo, colerético, antiinflamatório intestinal,cicatrizante, antisséptico.Parte utilizada
FolhasForma de uso
Chá, macerado em álcool ou vinho.

Solo:o alecrim não tolera excesso de umidade e de matéria orgânica (prejudica a concentração de óleo essencial) .Desenvolve-se melhor em solos com calcário e bem-drenados; pH igual ou superior a 7,0. Controle de pragas e doenças

Adubação
Na adubação se usa M.O. ,N e, dependendo da análise de solo,P2O5 e K2O. Repetir a adubação anualmente .

Propagação
Reprodução se da através de sementes ou estacas de galhos (estacas de 10 a 15 cm). As mudas provenientes de estacas dos galhos devem ser feitas em ambiente protegido com adequado controle de irrigação para que a taxa de pegamento das estacas seja elevado.
Época de plantio
Ano todo quando se tem sistema de irrigaço implantado.Espaçamento: 0,6 x 0,4 m.

Tratos culturais
Pouca irrigação, adubação verde de inverno para cobertura morta no verão.

Colheita
O primeiro corte é realizado 6 meses após o plantio. A altura de corte ideal é de 20 cm acima do solo para que rebrote. Lavouras bem manejadas permitem 4 a 6 colheitas/ano.

Erva cidreira

Ação terapêutica
Rejuvenescedora, calmante, revitalizante, antidepressivo,antialérgico, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos.

Parte utilizada
Caule folhado e florido

Formas de usoPode ser consumida em forma de chá , cápsulas ou extrato.

Adubação
Adubação :Aplicar no plantio N e, dependendo da análise de solo, P2O5 e K2O.

Solo:
fértil, com muita matéria orgânica e boaumidade

Propagação
A erva cidreira pode ser propagada por sementes, estacas ou divisão de touceiras. Se a opção for por sementes, o plantio inicial ocorre em sementeiras ou, se preferir, diretamente no local definitivo. Distribua as sementes próximo à superfície do solo e, quando atingirem a altura de dez centímetros, faça o transplante das mudas. Na divisão de touceiras, o procedimento deve serfeito nos meses da primavera. As partes retiradas da matriz devem ser plantadas a cinco centímetros de profundidade em outro local - onde haja bastante luz solar, porém, sem excesso de calor.

Época de plantio:
setembro a dezembro (época chuvosa).

Espaçamento : 1,0 a 1,2 m x 0,5 a 0,6 m.

Tratos culturais
Capinas:Controle de pragas e doenças: eventualmente, controle biológico dascigarrinhas das gramíneas. Têm sido reportado em algumas propriedades a ocorrência de plantas doenças com suspeita de infestação por Fusarium, embora ainda em pequenas áreas.

Colheita
3 cortes/ano.Deverá ser colhida antes do florescimento. Quando cultivado com sistema de irrigação o número de cortes por ano aumenta sensivelmente, podendo ser feito a cada 40 dias nos meses mais quentes do ano.Observação: renovar a cultura após 3 ou 4 anos.

Hortelã

Ação terapeutica:
As hortelãs são dotadas de propriedades antiespasmóticas, carminativas, estomáquicas, tônicas e estimulantes relativamente notáveis. Por favorecerem a expectoração, indicam-se contra os catarasmos, as tosses rebeldes e a asma. Aliviam as cólicas de origem nervosa, bem como as dores de cabeça e reumáticas. Combatem os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PLANTAS MEDICINAIS
  • Plantas Medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!