Sociologia

Páginas: 6 (1388 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
RESUMO

Este trabalho tem por objetivo relatar tudo o que foi apresentado em sala de aula na primeira unidade do semestre, desde o surgimento da sociologia no séc. XVII a sua série de mudanças, focando o Iluminismo, Revoluções Burguesas e Industriais. Abordando também o Renascimento e os principais sociólogos da época, Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber.
O Século XVII foi definidopor revoluções, que modificaram literalmente a sociedade na época, a Revolução Burguesa, que correspondeu à primeira manifestação do sistema contemporâneo da época caracterizado por absolutismo, a Revolução Industrial que trouxe a mudança de vida e de mentalidade das pessoas trazendo o avanço do capitalismo. O Iluminismo foi um movimento filosófico e literário que era contra o absolutismo,mercantilismo e o clero. O Renascimento, movimento cultural, artístico e científico que se originou na Itália, marcando a mudança da idade média para a idade moderna.
Marx, Durkheim e Weber são os principais teóricos da sociologia da época, em resumo, Durkheim foi um positivista, que acreditava que os indivíduos são obras de forças sociais complexas, era portador de uma consciência coletiva, Marx,um revolucionário que transformou totalmente a sociedade capitalista, dividindo-a em duas classes.
Weber, crítico do capitalismo, racionalista, tem grande influência na filosofia, direito, economia, ciência política e administração.
"Em suma, foi a partir da obra realizada, sobretudo por Marx, Durkheim e Weber que a sociologia moderna se configurou como um campo e conhecimento de métodose objeto próprios. Valores e instituições que eram considerados um ponto de vista supra-histórico passam a ser entendidos como frutos da interação humana. (...) A sociologia era, e continua a ser um debate entre concepções que procuram dar resposta às questões cruciais de cada época. Por inspirar-se na vida social, não pode, portanto, estar ela própria livre de contradições." (Um toque declássicos, p. 22).

Contexto Histórico do Surgimento da Sociologia

A sociologia como um campo delimitado do saber cientifico, só emerge em meados do século XIX na Europa. A Europa no século XVIII assistiu a uma série de mudanças no cenário político, econômico e social. Podemos destacar o Iluminismo, as Revoluções burguesas e principalmente a Revolução Industrial. Esses acontecimentos proporcionarama criação de um cenário de instabilidade e contradição: aumento da produção, investimento em tecnologia, consolidação do processo de industrialização, ascensão política da burguesia, êxodo rural e consequentemente processos de urbanização, o aparecimento do proletariado e de sua consciência de classe, o surgimento de um grande número de desempregados, miséria e injustiças sociais. É nestecenário, que surge a necessidade de formatar uma ciência capaz de interpretar e compreender os problemas da sociedade urbano-industrial, capaz de explicar essa nova ordem social, política e econômica.

* Renascimento

COSMOS
COSMOS
Floresceu no século XV, inicialmente na Itália, Inglaterra e Alemanha, ganhando a Europa urbana no século XVI. O mesmo foi um movimento intelectual e artístico queteve como premissa redescoberta dos princípios e valores da antiguidade grega- romana, se caracteriza por uma nova postura de homens ocidentais diante da natureza e do conhecimento. Nesta visão humana e especulativa da vida social esta o germe do pensamento social moderno que vai se expressar na literatura, na pintura e na filosofia. O Renascimento correspondeu a uma primeira fase da sistematizaçãodo pensamento burguês, na medida em que procurava trazer de volta a Europa os valores, o gosto pela vida e o racionalismo, e atribuía ao individuo valores pessoais que não provinham de sua origem.

HOMEM ANTROPOS RAZÃO
HOMEM ANTROPOS RAZÃO

HISTÓRIA
HISTÓRIA
SABER
SABER

* Iluminismo

Apoiada no racionalismo, o iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na França e na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!