plantas medicinais

Páginas: 22 (5498 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
2. PLANTAS MEDICINAIS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua plantas medicinais como os vegetais que contëm em um ou mais de seus órgãos substâncias que possam ser usadas com propósitos terapêuticos ou que sejam precursoras de semi-síntese de fármacos.
Segundo a OMS as plantas medicinais podem ser utilizadas como recurso terapêutico, para prevenir, aliviar, curar ou modificar umprocesso fisiológico normal ou patológico, tanto in natura, como fonte de fármacos ou de seus precursores.
Para Silva & Carvalho (2004) planta medicinal pode ser definida como toda aquela que administrada sob qualquer forma e por alguma via ao homem, exerce algum tipo de ação farmacológica sobre este.
Segundo os mesmos autores, as plantas medicinais podem ser classificadas de acordo com a ordem deprioridade, desta forma encomtrâm-se os seguintes tipos de plantas medicinais:
a) plantas empregadas diretamente na terapêutica;
b) plantas que constituem matéria prima para a manipulação galênica e
c) plantas que constituem matéria –prima para a indústria farmacêutica como precursores em semi-síntese, como no caso dos esteróides que darão origem aos corticóides.


2.1. UTILIZAÇÃO DE PLANTASMEDICINAIS ATRAVÉS DOS TEMPOS

A utilização de plantas é tão antiga quanto a própria civilização humana. E o emprego de ervas medicinais pela raça humana progrediu do empirismo das mais antigas épocas até os dias de hoje (MOREIRA FILHO,1972; YAMADA,1998).
Sertié (1991) divide a história da fitoterapia em 3 fases: a primeira estende-se dos primórdios da civilização humana até o final da décadade 40, onde os medicamentos eram constituídos predominantemente por plantas e ou extratos vegetais, e não raro, associados à religiao, às figuras de sacerdotes, feiticeiros e pajés. Os recursos terapêuticos naquela época, pouco se diferenciavam dos remédios hoje utilizados na medicina caseira (SARTI & CARVALHO, 2004; SCHENKEL, GOSMANN & PETROVICK, 2004).
A segunda fase descrita por Sertié(1991) é caracterizada pela subtituiçao dos medicamentos fitoterápicos pelos medicamentos de origem sintética. Isso se deve ao desenvolvimento da química em meados do século XX, onde os medicamentos de origem sintética, aos poucos, foram tomando o lugar das plantas medicinais devido a sua reprodutibilidade farmacêutica e por apresentarem resultados terapêuticos mais confiáveis (MARQUES, 1998).
Aservas medicinais passaram então a ser utilizadas somente como terapia alternativa no Brasil e em outros países em desenvolvimento, onde a maioria da população não tem acesso aos serviços de saúde (SARTI & CARVALHO, 2004).
A terceira fase histórica inicia-se nos anos 80 e constitui o retorno à fitoterapia. Esta fase é marcada pelo aumento crescente no emprego de plantas medicinais e produtosfitoterápicos em todo o mundo, tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento (SERTIÉ, 1991; SANTOS, DIAS & MATINS, 1995; CALIXTO, 2000).
O aumento do uso de medicamentos fitoterápicos pela população pode ser explicado por vários fatores conforme os autores Ferro (1987), Santos, Dias & Martins (1995); Marques (1998), Yamada (1998); Calixto (2000), Mengue, Mentz & Schenkel (2001), Rates(2001), Maciel, Pinto e Veiga (2002), Lapa e colaboradores (2004); Simões e colaboradores (2004) e Ribeiro, Leite & Dantas Barros (2005):
a) a decepção com a medicina convencional, devido à impossibilidade de cura de algumas patologias e ao grande número de efeitos colaterais; aos efeitos indesejáveis causados pelo uso abusivo e incorreto dos medicamentos sintéticos;
b) o aumento da consciênciaecológica ocorrida nas últimas duas décadas que ocasionou maior procura por tratamentos alternativos afim de manter ou recuperar a saúde;
c) o alto custo dos medicamentos, dificultando o acesso à população carente; que em algumas comunidades representam o único recurso terapêutico;
d) aos avanços ocorridos na área científica que permitiram o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PLANTAS MEDICINAIS
  • Plantas Medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais
  • Plantas medicinais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!