Planos de negocios

Páginas: 4 (756 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
Desenvolvimento Econômico antes da ZF.
Ciclo da Borracha

Os primórdios da economia amazonense foram representados pela coleta e extrativismo de produtos florestais agregando-se também aagricultua de subsistência e a pecuaria com a imigração européia.
O ciclo da Borracha, compreendido entre 1870 à 1912 com sobrevida entre 1942 â 1945 durante a segunda Guerra Mundial, foi um dos momentosmais importantes não apenas da história do Amazonas, mas também da história do Brasil , proporcionando expansão de colonização, atração de riquezas, melhorias sociais e econômicas e desenvolvimentoeconomico para a região, tornando a capital Manaus, um dos centros econômicos da região Norte. Este ciclo proporcionou uma grande migração de nosdestinos, oriundos principalmente do Ceará que sofria asconsequências da seca nesse determinado período.
A Revolução Industrial europeia foi o agente desencandeador do boom da economia do latex amazonense tornando um produto muito valorizado e procurado nomercado internacional.
Os altos lucros e dividendos exerceu alto grau de atração de empreendedores dispostos a aventurar-se nesse comércio prospero. A atividade extrativista da borracha ajudou nadinamização da navegação fluvial ,no surgimento de várias cidades e e principalmente no processo de urbanização da capital Manaus, primeira cidade a ser urbanizada e a segunda a possuir energiaelétrica depois da cidade de Campos de Goytacazes no Rio de Janeiro.
A primazia do monopólio do comércio da borracha teve seu declinio com a produção inglesa na Malásia, Ceilão e na Africa Tropical quecontava com baixos custos e maior eficiência produtiva oque resultava em preços menores que os brasileiros e consequentemente com o monopólio do mercado internacional, logo o preço do latex brasileiropassa a ser um fator proibitivo no mercado internacional conjugado como aponta os criticos a falta de visão empresarial e governamental, resultando da estagnação econônica da região por um período de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plano de negócios
  • plano de negócio
  • plano de negocio
  • Plano de negócios
  • Plano de negócio
  • Plano de negocio
  • Plano de negocio
  • Plano de negocio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!