Pronome relativo

Páginas: 2 (490 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
I - Empregando o pronome relativo adequado, estabeleça a coesão necessária. Observe se há necessidade de preposição acompanhando o pronome relativo.

As idéias _com as quais//com que_ concordamosforam expostas na reunião. Aqueles _cuja____ opinião era diferente da nossa acabaram se retirando insatisfeitos. Assim, pudemos levar adiante o projeto _do qual//de que nos orgulhamos tanto.

II - Afalta ou uso inadequado da vírgula também pode causar problemas na construção da textualidade. Empregue a vírgula adequadamente na construção abaixo.

Naquele dia, o diretor da escola, o senhorJoão Batista, saiu muito cedo para trabalhar, contudo não sabia que se atrasaria e que, por causa de um acidente, passaria o resto da vida numa cadeira de rodas.
Justificativa das vírgulas:
1- Isolaadjunto adverbial deslocado
2 e 3-isola aposto
4- separa a primeira oração da segunda
5- isola adjunto adverbial deslocado

III - A discussão sobre as subordinadas adjetivas restritivas eexplicativas vai além de saber que uma delas fica entre vírgulas e a outra não. Suponha que existam dois jardins e que cada um tenha cinco canteiros. Imagine que uma pessoa faça, a respeito dos dois jardins,os seguintes comentários:

Sobre o primeiro jardim: “Os canteiros que estão floridos são protegidos por pequenas cercas.”

Sobre o segundo jardim: “Os canteiros, que estão floridos, são protegidospor pequenas cercas.”

Pergunta-se: qual dos dois jardins está menos florido? Justifique sua resposta com base na teoria que mostra a funcionalidade das orações adjetivas restritivas eexplicativas.
O primeiro jardim é o menos florido, visto que a oração “que estão floridos” é uma adjetiva restritiva (não vem entre vírgulas), ou seja, ela restringe alguns entre todos, isso significa que nemtodos os canteiros estão floridos, apenas alguns.

IV- Preencha as lacunas, fazendo a concordância verbal adequada.

____Ocorreram_____(ocorrer), no primeiro trimestre deste ano, muitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pronomes Relativos
  • Pronomes relativos
  • pronome relativo
  • Pronomes Relativos
  • Pronome relativo
  • pronome relativo
  • Pronomes Relativos
  • Pronomes relativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!