planodeseguranca

1115 palavras 5 páginas
PLANOS DE SEGURANÇA: MEIOS ORGANIZACIONAIS NA REDUÇÃO DE
RISCOS
Luis Fernando Sales Santana*

As empresas estão inseridas num ambiente que as envolve e rodeia, não existindo muros ou fronteiras que as separe de seu ambiente.
Esse ambiente é dividido em ambiente externo e interno, sendo que o primeiro é constituído de fatores naturais, sociais, econômicos, políticos, tecnológicos, culturais e legais, enquanto o segundo é constituído por clientes, fornecedores, beneficiadores e funcionários.
As forças que afetam o ambiente externo fogem ao controle e a compreensão das organizações embora sejam previsíveis , já o ambiente interno é controlável mesmo diante da crescente complexidade e das mudanças constantes.
Portanto, as empresas são organizações planejadas que possuem estrutura própria que deve ser conservada através de vínculos psicológicos, que podem ser alcançados mediante a imposição de normas de comportamento que estabelece o controle de seu ambiente.
Os meios organizacionais são regras, normas e procedimentos que definem o comportamento padrão esperado, estabelecendo laços psicológicos com a finalidade de manter a estrutura organizacional criada.
Essa estrutura organizacional permite o controle do ambiente como resultado do planejamento das atividades e tarefas na empresa.
Considerando que a empresa é um sistema do qual a segurança patrimonial é parte integrante e interdependente, esta última deve estabelecer controles através do planejamento de suas atividades. O planejamento das atividades de segurança patrimonial deve considerar os riscos existentes para criar mecanismos que estimule o estabelecimento de comportamentos desejados que contribuam para o controle do ambiente interno.
Os meios organizacionais são mecanismos importantes para a redução dos riscos patrimoniais nas empresas, porque estão ligados diretamente a conduta e comportamento do ser humano.
Através dos planos de segurança podemos definir o comportamento esperado diante de situações de risco ou

Relacionados