Plano de recuperação de áreas degradas

Páginas: 15 (3717 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1 –INTRODUÇÃO

Este documento apresenta uma proposta de enfrentamento realista da questão: Sabemos da importância da preservação dos recursos naturais principalmente o solo de onde tiramos o nosso sustento, pois possui múltiplas funções nos ciclos dos nutrientes, no ciclo da água e é importante para a sustentabilidade dos sistemas naturais, além disso, é fundamental na produção de alimentos.A degradação do solo está diretamente relacionada com o seu uso inadequado, essa degradação nos traz grandes problemas, para que mantenha a adequada produção, o solo necessita de cuidados especiais, por outro lado a degradação do solo pode ser definida como a redução de sua produtividade, devido às ações naturais ou intervenções humanas.
Entre os principais fatores ou causas da degradação dosolo em todo o mundo está o desmatamento ou remoção da vegetação natural, principalmente para fins agrícolas ou construção de estradas. Esse rápido crescimento da população mundial levou à necessidade de grandes incrementos da produção agropecuária e mineraria, os quais vêm sendo obtidos através da aplicação intensiva de novas tecnologias e pela conquista de novas fronteiras, com isso é observadoefeitos negativos, principalmente com a degradação dos ecossistemas, até então estáveis e harmônicos.
A derrubada da floresta é uma das alternativas para os posseiros documentarem a propriedade legal das terras ocupadas, incentivando as derrubadas antieconômicas e a especulação financeira.
A construção de estradas e outras obras de infraestrutura necessárias ao planejamento estratégico deatividades agrícolas, também tem contribuído para acelerar as taxas de desmatamento, no Brasil, sabemos também que mudanças na política governamental, eliminando ou reduzindo os incentivos fiscais, proporcionaram uma considerável redução no desmatamento.
A busca por alternativas tecnológicas, aplicáveis e compatíveis com as particularidades. Visando assim estabelecer objetivamente a necessidade deutilização adequada e racional dos recursos naturais e, conseqüentemente, reduzir a níveis aceitáveis os impactos ambientais decorrentes da exploração agrícola, bem como subsidiar no planejamento da recuperação de áreas já degradadas.
A implantação de um programa de recuperação de uma área tem como objetivo minimizar ou eliminar os efeitos adversos decorrentes das intervenções e alteraçõesambientais inerentes ao processo construtivo e à operação do empreendimento, as quais são potencialmente geradoras de fenômenos indutores de impactos ambientais que se manifestarão nas áreas de influência do empreendimento.
A recuperação se dá através da definição de um plano que considere os aspectos ambientais, estéticos e sociais, de acordo com a destinação que se pretende dar à área, permitindo umnovo equilíbrio ecológico.




2- OBJETIVOS
2.1 – OBJETIVOS GERAIS
Recuperar as áreas degradadas para que se possa promover o manejo adequado do solo onde será feito a sua recuperação com eficiência das medidas adotadas que possibilite não só a manutenção da vida vegetal, mas também o desenvolvimento e crescimento das espécies.
A vegetação pode ser um elemento de atuação e utilização nosprogramas de recuperação de Áreas Degradadas, assumindo diferentes funções, de acordo com a situação encontrada (Fonseca, 1989).
Regularizar a vazão dos cursos d’ água e manter a sua qualidade;
Minimizar a erosão;
Conservar a biodiversidade propiciando habitats para a vida silvestre;
Criar espaços para recreação;
Proteger áreas agrícolas da ação urbanas da ação dos ventos;
Contribuir paraa manutenção dos níveis atuais de CO2 na atmosfera;
Restaurar paisagens degradadas é importante considerar as características ecológicas do local a ser revegetação, bem como as exigências das espécies selecionadas, procurando-se estabelecer os objetivos a curto e longo prazo. Destacam-se neste processo de recuperação de solos as leguminosas arbóreas de rápido crescimento. São espécies capazes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prad
  • Recuperação de área degrada
  • Recuperação de aréas degradas por lixões
  • Recuperação de area degrada por plantio
  • Recuperação de área degrada
  • residuos solidos e recuperaçao de areas degradas
  • Estudo de caso de recuperação de areas degradas
  • Plano de Recuperação de Areas Degradadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!