Plano de Contas

Páginas: 9 (2193 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014
Contas Contábeis

As Contas Contábeis são a essência da contabilidade, que já foi chamada de "Ciência das Contas". Sem as contas, preferencialmente organizadas na forma cartesiana ou racional e escrituradas pelo método das partidas dobradas, os sistemas de informação que se utiliza de dados empresariais devem ser denominados de Gerenciais ou Administrativos - e não Contábeis.
As contascontábeis devem ser expressas com títulos em conformidade com os atos e fatos administrativos provocados, e figurar num Plano de Contas de acordo com as suas características, similaridades ou eventos econômicos produzidos. Uma conta deve representar facilmente a operação realizada por uma entidade.

Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por finalidadeapresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade (em geral uma empresa) em determinada data, representando uma posição estática (posição ou situação do patrimônio em determinada data). O balanço patrimonial apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativo e passivo. Na Contabilidade e noDireito, a palavra "balanço" decorre do equilíbrio ou da igualdade expresso nas seguintes fórmulas contábeis:
• Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido
• Aplicações = Origens.
O termo “Patrimônio” refere-se ao conjunto de bens, direitos e obrigações.
No Balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análiseda situação financeira da companhia.









Plano de Contas
O Plano de Contas é a estrutura sobre a qual se constrói e elabora a escrituração, com a finalidade de mantê-la ordenada de forma a obter, de maneira clara e objetiva, os dois instrumentos informativos mais importantes da contabilidade: O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.
Em outras palavras, oplano de contas deve ser planejado com a mesma estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.


Objetivos do Plano de Contas
Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais:
a) Atender às necessidades de informação da administraçãoda empresa;

b) Observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais de¬monstrações contábeis (Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A”);
c) Adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.











Técnica de Elaboração do Planode Contas

O Plano de contas deve possuir contas em número suficiente para registrar todos os valores positivos, todos os valores negativos, todos os ingressos e todas as despesas de forma detalhada a fim de não ocorrerem confusões.
Na preparação do Plano de Contas deve-se iniciar do grupo maior para os grupos menores - do geral para o particular.
Assim, podemos dizer que o nosso plano decontas pode se dividir em quatro grandes grupos;

a) Contas Patrimoniais:
1- Ativo
2- Passivo e Patrimônio Líquido

b) Contas de Resultado:
3- Receitas
4- Despesas

Ou, visando a elaboração da demonstração do resultado do exercício, em apenas três:

1. Ativo
2. Passivo e Patrimônio Líquido
3. Contas de Resultado.

As contas de primeiro grau representam os agrupamentosprincipais:

1. Ativo: Agrupando todas as contas que representam bens ou direitos da empresa;

2. Passivo: Agrupando todas as contas que representam as obrigações da empresa e o capital próprio (Patrimônio líquido);

3. Contas de Resultado: Agrupando as contas de resultado. Seu saldo representa uma receita, um ingresso, um lucro, quando credor, ou uma despesa, um gasto, uma perda, quando devedor....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contas e planos de contas
  • PLANO DE CONTAS
  • plano de contas
  • Plano de contas
  • Plano de contas
  • Plano de Contas
  • Plano de Contas
  • Plano de contas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!