Plano de aula

Páginas: 12 (2875 palavras) Publicado: 9 de junho de 2011
Módulo: Prof.: Mestre Ana Paula
“O JOGO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
Delimitação do Tema: O jogo e a brincadeira no desenvolvimento integral da
criança de quatro a seis anos na educação infantil.
1. Introdução e Problematização
Este estudo apresenta uma reflexão sobre a importância dos jogos ebrincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças de quatro a seis anos,asquais freqüentam a Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda, de SantaCruz do Sul.
Quatro professoras de Educação Infantil e trinta crianças serão pesquisadas.As professoras serão entrevistadas procurando mostrar qual a visão, que se temsobre brincadeiras e jogos e como essas brincadeiras são desenvolvidas em sala deaula e as crianças serão observadas para avaliar se realmente o lúdicocontribuipara o desenvolvimento integral dos mesmos.
Com base nessas considerações, os problemas de pesquisa são:

As professoras que atendem os alunos de quatro a seis anos da EMEIGente Miúda sabem da importância dos jogos e brincadeiras nodesenvolvimento da aprendizagem na educação infantil, e osdesenvolvem?

E as crianças de quatro a seis anos da EMEI Gente Miúda estão sendoestimuladas, no seu desenvolvimento integral através do lúdico?

2.2 Objetivos Específicos
Verificar se as professoras de Educação Infantil sabem da importância de jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral das crianças e se esses recursos são aplicados adequadamente, quanto à idade das crianças e os objetivos propostos.
Observar e analisar as aulas durante a aplicação de jogos ebrincadeiras, verificando se estes estão possibilitando nos alunos a construção do conhecimento, do raciocínio lógico, pensamento reflexivo e a criatividade.
Contribuir, através desse estudo com a EMEI Gente Miúda, para possibilitar uma troca de teoria e prática, entre professoras x acadêmicas x alunos, enriquecendo a prática os estudos e os resultados de ambos.

3. JustificativaJustifica-se esse projeto porque se observa que entre educadores falar sobre a importância das brincadeiras e jogos no processo ensino aprendizagem ainda é um pouco complexo.
Um dos motivos da realização desse estudo é comprovar que/com a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula, haverá uma contribuição à formação de atitudes sociais como, respeito mútuo, cooperação, relação social einteração, auxiliando na construção do conhecimento.
Esse estudo é muito importante tanto para alunos, professores e acadêmicos,
pois com a troca de experiências, teorias e práticas, todos terão crescimento.

4. Revisão de Literatura

Etimologicamente a palavra JOGO vem do latim LOCUS, que significa gracejo, zombaria e que foi empregada no lugar de ludus: brinquedo, jogo, divertimento,passatempo.
Segundo a Enciclopédia Barsa (1997, p.338 – v.8) “A denominação jogo é dada a diversas formas de atividades físicas ou mentais que têm por fim a recreação embora às vezes envolva também interesse financeiro.”.
Afirma ainda que jogos se praticam segundo regras estabelecidas ao espírito lúdico e a necessidade humana de comunicação da qual as brincadeiras infantis são a primeiramanifestação. Quanto à sua importância todos os tipos de jogos desempenham importante papel no desenvolvimento físico e espiritual do indivíduo.
Já no Dicionário Michais (1998, p.3350, v.14) cita o jogo como ação de jogar,
folguedo, brincadeira, divertimento sujeito a certas regras.
Almeida (1978), afirma que os jogos não devem ser fins, mas meios para
atingir objetivos. Estes devem ser aplicadospara o benefício educativo.
Deve se aplicar os jogos de uma forma correta, planejada, de modo que leve realmente o aluno a aprender brincando. O bom êxito de toda atividade lúdica pedagógica depende exclusivamente do bom preparo e liderança do professor.
Os jogos que por muito tempo fizeram parte da didática de grandes educadores do passado, hoje surgem como necessidade absoluta e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plano de aula
  • Plano de Aula
  • Plano de aula
  • plano de aula
  • Plano de aula
  • plano de aula
  • PLANO DE AULA
  • plano de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!