Plano De Atividades Termodidamica

1782 palavras 8 páginas
Plano de Atividades: Termodinâmica

Introdução:
Nesse plano de atividades, abordaremos as leis da termodinâmica, de uma maneira que o aluno perceba como estes processos estão presentes em seu cotidiano, valorizando o seu conhecimento adquirido no dia-a-dia, podendo, assim, propiciar um maior interesse para o conteúdo a ser desenvolvido. O tema que será abordado é de suma importância, pois explica vários processos naturais e tecnológicos.

Objetivos: Propiciar aos alunos, a compreensão das leis da termodinâmica. Promovendo um conhecimento contextualizado, através da percepção da importância desse campo de estudo da Física, no mundo em que vivemos, mostrando-lhes os equipamentos e procedimentos tecnológicos atuais em que a termodinâmica está presente. Proporcionando assim uma situação de ensino-aprendizagem que leve o estudante a ter maior interesse pelo conteúdo a ser desenvolvido.

Problematização:

1. Para vocês o que é calor?
2. Energia térmica pode se transformar em outra energia?
3. Energia térmica pode gerar movimento?
4. Para você, o que é trabalho?
5. O que é uma máquina térmica?
6. No seu dia-a-dia, você tem contato com alguma máquina térmica?
7. Para você, o que é uma máquina térmica?
8. Uma máquina térmica é capaz de ter 100% de eficiência?

Organização do conhecimento:

A termodinâmica trata do estudo da relação entre o calor e o trabalho, ou, de uma maneira mais prática, o estudo de métodos para a transformação de energia térmica em energia de movimento.
Essa ciência teve impulso especialmente durante a revolução industrial, quando o trabalho que era realizado por homens ou animais começou a ser substituído por máquinas. Os trabalhos dos cientistas da época levaram-nos a duas leis de caráter muito amplo e aplicável a qualquer sistema na natureza.
A primeira lei da termodinâmica, que é o princípio da conservação da energia aplicada a sistemas termodinâmicos.
A segunda lei da termodinâmica, que nos mostra as limitações impostas pela natureza

Relacionados