Plano de Assessoria do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM)

3818 palavras 16 páginas
Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Ana Carla da Silva Lima
Camila da Costa Leonel
Juan Matteus Gil Costa
Líbia de Paula Ferreira

Plano de Assessoria do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM)

Manaus – AM
2013
PLANO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA UFAM (PPGCCOM)

1 - Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) pertence ao curso de Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Situado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o PPGCCOM iniciou suas atividades em março de 2008 como o primeiro mestrado acadêmico em Comunicação da Região Norte a ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
No período de 2008 a 2011 o Programa foi coordenado pelo Prof. Dr. Gilson Vieira Monteiro, no ano seguinte, a Profa. Dra. Mirna Feitoza Ferreira assumiu a coordenação. Desde o início, o Programa tem atuado na formação de recursos humanos especializados em Comunicação, impactando positivamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições de Ensino e Pesquisa (IES), públicas e particulares, sediadas no Amazonas e nos demais estados da Amazônia Legal.
Tem como área de área de concentração os ecossistemas comunicacionais, campo de estudos no qual os processos comunicativos são entendidos a partir da complexidade envolvida nas relações estabelecidas entre os diferentes sistemas que dão vida às práticas comunicativas. Suas pesquisas estão organizadas em duas linhas, Redes e processos comunicacionais e Linguagens, representações e estéticas comunicacionais. As atuais linhas de pesquisa entraram em vigor em 2013 como resultado do primeiro processo de reformulação da Proposta do Programa. As linhas anteriores denominavam-se “Ambientes Comunicacionais Midiáticos” e “Processos Informacionais Científicos” e

Relacionados