biotecnollogia

21812 palavras 88 páginas
1- Cana de açúcar
Nesta fase a cana é trazida em seu estado bruto.
É cultivada em clima tropical. A floração começa no outono e a colheita se dá na estação seca, durante um período de 3 à 6 meses
2- Limpeza
Nesta parte, a cana é limpa, para maior rapidez da fabricação do açucar.
3- Moenda
Onde a cana é moida e transformada em caldo.
O bagaço de cana é transformado em: álcool e aguardente, é aproveitado como bagaço hidrolizado, juntamente com a levedura da cana em rações para alimentações de gado confinado.
4- Aquecedores
Onde o caldo é transformado em melado.
5- Purificadores
O processo de centrifugação serve para eliminar as impurezas e neutralizar sua acidez natural, através de método como a carbonatação, fosfatação e sulfitação.
6- Filtros
Local onde se extrai quase toda totalidade do açucar.
7- Evaporadores
A extração do açucar é feita com vapor super aquecido, resultando um suco mais puro.
8- Câmara de Cozinhamento à vácuo 9- Centrifugadores
Lugar onde o açúcar é centrifugado. O melado de refugo, é aproveitado na alimentação do gado. O processo de centrifugação serve para eliminar as impurezas e neutralizar sua acidez natural.
Vinhaça ou Vinhoto
Outro resídio da cana, que também pode ser usado como adubo, mas muitas vezes no Brasil é lançado aos rios, causando grave poluição e mortandade de peixe.

O Processo de fabricação de Açúcar e Álcool na Usina Ester

Aspectos Gerais
A Usina Ester é uma empresa que produz e vende açúcar e álcool. Mas quais são os procedimentos e processos utilizados na fabricação desses produtos? A safra da cana-de-açúcar é sazonal iniciando em maio e terminando em novembro. Neste período ocorre o amadurecimento da cana devido a fatores climáticos como falta de umidade, luminosidade e frio. Com o amadurecimento, as canas passam a ser cortadas de forma planejada.
Corte da cana
Através do controle e planejamento dos canaviais, é montado um programa de corte baseado na maturação da cana. Dessa

Relacionados