Planejamento e gestão do s.soial

707 palavras 3 páginas
Planejamento e Gestão do Serviço Social Etapa 2
As consequências da violência doméstica podem ser muito sérias, pois crianças e adolescentes aprendem com cada situação que vivenciam, seu psicológico é condicionado pelo social e o primeiro grupo social que a criança e o adolescente tem contato é a família.
O meio familiar ainda é consideradoum espaço privilegiado para o desenvolvimento físico mental e psicológico de seus membros um ligar “sagrado” e desprovido de conflitos. No entanto, para se chegar as raízes do problema da violência doméstica é necessário modificar esse mito de família, enquanto instituição intocável, para que os atos violentos ocorridos no contexto familiar não permaneçam no silêncio, mas sejam denunciados a autoridades competentes a fim de que se possa tomar providências.
É na relação em família que ocorrem os fatos mais expressivos da vida das pessoas tais como a descoberta do afeto, da subjetividade, da sexualidade, a experiência de vida, a formação da idade social.
A ideia de família refere-se a algo que cada um de nós experimentamos, repleto de significados afetivos, de representações, opiniões, juízos esperanças e frustações.
A família é o espaço íntimo, onde seus integrantes procuram refúgio, sempre que se sentem ameaçados. No entanto é no núcleo familiar que também acontecem situações que modificam para sempre a vida de um indivíduo, deixando marcas irreparáveis em sua existência, uma dessas situações é a violência doméstica contra criança e o adolescente.
A violência doméstica pode ser definida como ato ou omissão praticado pelos pais, parentes ou responsáveis contra crianças ou adolescentes que, sendo capaz de causar dano físico, sexual ou psicológico a vítima, implica numa transgressão do poder, dever de proteção do adulto e, por outro lado, numa coisificação a infância, isto é, numa negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condições peculiar de desenvolvimento.
Crianças e

Relacionados