planejamento urbano

Páginas: 2 (435 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014
elaboração de planos diretores participativos“.

Foto: Eugenia Karnaukhova.
O planejamento urbano no Brasil sofreu uma mudança importante a partir da promulgação do Estatuto da Cidade, LeiFederal 10.257/2001 que veio regulamentar os dois artigos da Constituição Federal que tratam da política urbana (artigos 182 e 183). Essa lei representou, na realidade, a consolidação de conquistasreivindicadas há mais de três décadas por diversos setores da sociedade, notadamente os movimentos sociais.
Ainda na década de 60 foi realizado o Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana, emPetrópolis, RJ, onde se discutiam reformas sociais que pudessem enfrentar algumas questões que, já na época, se apresentavam (MARICATO, 2001). O golpe militar de 1964 representou um retrocesso a essasreformas, revertendo as conquistas obtidas até então.
Na década de 70 os movimentos sociais voltaram a reivindicar mudanças nas políticas urbanas e, em 1977, houve a primeira tentativa de criação de uma leinacional de desenvolvimento urbano, no âmbito da Comissão Nacional de Desenvolvimento Urbano – CNDU (GRAZIA, 2003).
Em 1983 surgiu o PL 775, enviado ao Congresso Nacional pelo próprio governomilitar, que consistia num projeto de lei do Desenvolvimento Urbano (MARICATO, 2001). Esse PL desencadeou grande reação no Congresso, que acabou por impedir sua aprovação.
Na Assembléia Constituinte de 87 e88 foi apresentada uma proposta de Emenda Constitucional de Iniciativa Popular de Reforma Urbana, que retomava a luta iniciada na década de 60 e as discussões e propostas que acabaram resultando noPL 775/83. No processo de discussão essa emenda foi encolhendo (SOUZA, 2003) e acabou se resumindo ao capítulo sobre a Política Urbana, composto pelos artigos 182 e 183 da Constituição. O modo comoesses artigos foram redigidos acabou criando dificuldades para a implementação efetiva da função social da propriedade, uma vez que condicionou a aplicação dos instrumentos à criação de uma lei...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento urbano
  • Planejamento urbano
  • PLANEJAMENTO URBANO
  • Planejamento Urbano
  • Planejamento Urbano
  • Planejamento urbano
  • Planejamento urbano
  • Planejamento Urbano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!