PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A CAPACIDADE EMPREENDEDORA

2236 palavras 9 páginas
RESUMO:
O planejamento estratégico é uma das ferramentas utilizadas pelo empreendedor o ajudando a desenvolver sua estratégia com organização, direção e controle, isso é importante para ele seguir uma sequência onde saberá o que está fazendo em qualquer etapa de sua ação, sabendo exatamente o que está arriscando. O empreendedorismo vem se tornado popular no Brasil nos últimos anos e se intensificou no final da década de 90, esse interesse repentino surgiu com as criações de pequenas e grandes empresas que continham gastos elevados e por este motivo possuíam dificuldades financeiras. As funções do empreendedor são distribuídas em várias atividades como arriscar e se envolver na criação de uma nova empresa ou melhorar uma já existente, ele precisa possuir ousadia para crescer neste mercado em expansão, sem perder o ânimo caso fracasse em sua escolha. Concordamos que o Planejamento estratégico é uma ferramenta importantíssima para o empreendedorismo que o guia e auxilia em suas decisões lhe dando confiança em aumentar seu desempenho comercial, já que ela possibilita ver seu progresso como um todo.

INTRODUÇÃO
Há 3.000 anos o estrategista chinês Sun Tzuo foi um dos primeiros a usar o termo estratégico e afirmou que “todos os homens podem ver os tópicos pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”. (STEINER & MINER, 1981)
O planejamento estratégico foi introduzido na metade dos anos 60 e é definido como um método gerencial direcionando a empresa visando grande interação com o ambiente. (PHILIP KOTLER, 1975)
No início do século XX, não parecia relevante o conceito de estratégia. Devido ao aumento das taxas de juros, inflação e crise econômica mundial o uso do planejamento estratégico entrou em declínio por volta da década de 70. (FILIPE SOBRA & ALKETA PECI, 2008)
Considerada uma ferramenta da administração que pode ser interpretada de diversas formas, voltada a

Relacionados

  • Empreendedorismo
    10388 palavras | 42 páginas
  • Empreendedorismo int.
    13696 palavras | 55 páginas