PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

Páginas: 20 (4930 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação
Introdução
Os sistemas de informação são os meios pelos quais se coletam e transmitem as informações necessárias para se dirigir uma organização de modo eficaz. A cada ano, crescem os orçamentos destinados aos sistemas de informação e a função acumula, progressivamente, mais operações diárias e o longo prazo, sob sua égide. Isto significa quea importância relativa dos sistemas de informação para o gerenciamento continuará a crescer. A mudança no processamento de dados é um tanto análogo à idéia de que as industrias criaram a contabilidade de custos. O uso eficiente de uma ferramenta com este grau de importância deve ser cuidadosamente planejado. Sendo um recurso incomum, deve ser posto à disposição do grupo que dele possa tirar omaior proveito possível.
Em uma organização, o processamento de dados pode ser usado segundo duas concepções. A primeira, encara os computadores como armas de defesa. Eles representam um meio capaz de subjugar as crescentes espirais de custos na administração, e pelo qual se reúne a aplica a informação necessária para se melhorar a eficiência dos processos de produção; além disso, são a fonte dosrelatórios que o gerenciamento utiliza para encontrar e demonstrar seu insight com relação às atividades de organização. Nesta concepção, a verba de operação de cada departamento é sensível à quantidade de recursos e às despesas que o computador acarreta. Também o gerente aloca o computador com discernimento, fundamento em um processo de planejamento que leva em conta o desempenho individual e seuefeito extremo.
A segunda concepção coloca o processamento de dados entre as armas ofensivas da organização. Ele torna possíveis outros produtos que, sem seu auxílio, seriam desconhecidos. A arma ofensiva pode ser “sacada”, por exemplo, para melhorar os serviços mediantes sua superior qualidade de tornar os dados acessíveis.
Essas duas concepções alteram a posição dos computadores no processo deplanejamento. Considerados com armas de defesa, seu horizonte de utilização se restringe; considerados como armas de ataque, seu horizonte se amplia cada vez mais. Em ambas as concepções, as metas da organização dependem da capacidade do processamento de dados entregar certo tipo de serviço a um determinado nível de eficiência.

A informação é tão importante, talvez até mais, que a terra, otrabalho, o capital e a matéria-prima. Em outras palavras, a informação está de tornando a mercadoria mais importante da economia contemporânea. Os Sistemas de Informação podem auxiliar as empresas a aperfeiçoar os seus serviços e operações, a aumentar os seus lucros e crescimento e a melhorar a sua atuação no mercado. Para ajudar a aumentar a rentabilidade melhorar ou garantir a sua imagem no mercado,as empresas necessitam planejar com mais eficácia a utilização dos recursos de sistemas de informação. O planejamento Estratégico do Sistemas de Informação auxilia a empresa a planejar o uso destes recursos de forma a suportar os objetivos, desafios e metas estabelecidos.
Os recursos de Sistemas de Informação são significativamente dispendiosos para serem desperdiçados; sendo assim, as empresasdevem procurar em retorno de investimento razoável sobre estes recursos para suportarem as suas estratégicas de negócios e atingirem os seus objetivos empresariais.
Por Que Planejar?
O planejamento é uma atividade gerencial que integra o processo de administração das empresas. Vemos o planejamento sendo executado em várias áreas de conhecimento e atividade humana, como por exemplo, oplanejamento da construção civil, o lançamento de novos produtos, vendas, investimento, contratação de pessoal, reunião e até mesmo o planejamento individual e familiar.
Quem planeja sabe:
Avaliar as perspetivas a curto, médio e longo prazos
Agir sobre o mercado
Desenvolver diferenciais competitivos
Antecipar-se a situações desfavoráveis
Criar participação no mercado
Desenvolver serviços e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!