Planejamento Escolar

Páginas: 13 (3208 palavras) Publicado: 2 de março de 2014

Modulo 1 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE
Embora alguns graduandos acreditem que o estágio seja um transtorno, um obstáculo às demais atividades de sua vida, ele é importante para que se conheçam os vários tipos de contextos escolares reais, comparando-os e refletindo sobre suas características e diferenças. Por isso, essa disciplina pretende provocar reflexões sobre questõesmais práticas que serão observadas e vivenciadas nas escolas de Educação Infantil.
O estágio supervisionado constitui uma oportunidade para o aluno estagiário compreender como as práticas e vivências da escola podem enriquecer suas aprendizagens. Conhecendo as ações educativas e características das instituições de ensino, como os professores agem em seu cotidiano, o estagiário percebe anecessidade de respeitar a criança em sua identidade e cultura, a importância de envolvê-la em momentos de jogos e brincadeiras, de reservar a ela atenção individual e propiciar-lhe a liberdade de expressão e o desenvolvimento da curiosidade e imaginação.
A atitude do estagiário deve priorizar o diálogo, a interlocução e a troca. É preciso desenvolver um compromisso de responsabilidade com o estágio,solicitando licença, ao romper com um contexto já formado.
O aluno desenvolve atividades durante o estágio supervisionado nas seguintes modalidades:
• observação: análise, leitura do contexto geral da instituição, desde o espaço físico até as atitudes dos profissionais;
• participação: vivência, envolvimento com atividades que estejam em desenvolvimento, sob o comando do professor;
• regência:desenvolvimento de situações de aprendizagem, atividades, brincadeiras sob sua própria orientação, com a supervisão do professor da escola.
Para a conclusão das atividades de estágio, há necessidade da elaboração de um relatório das observações e atividades realizadas durante esse período. A elaboração desse documento é uma forma de sistematizar todas as experiências apreendidas, as observações e osresultados, especificando os objetivos do estágio e o objeto de estudo, facilitando novas propostas de análises e avaliações. É o relato das vivências durante o estágio curricular que propicia o entendimento da dinâmica da instituição de Educação Infantil.


Modulo 2 - A ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA À ESCOLA
A presença de alguém de confiança da criança na escola, nos primeiros dias, emborapareça inconveniente para alguns professores, é necessária. A criança, gradualmente, estabelecerá vínculo afetivo com o professor por intermédio dessa pessoa que, é claro, precisa ser orientada para não interferir demasiadamente nas atividades das crianças.
A adequação do ambiente, do material e dos horários de rotina às necessidades infantis pode facilitar e tornar mais ligeira a adaptação das crianças àescola. O professor precisa planejar os primeiros dias da criança na instituição, cercando-se de todos os cuidados para o bem estar físico e emocional dela.
O cuidado no processo de adaptação das crianças à escola deve levar em consideração os aspectos de desenvolvimento. O professor preocupado em facilitar esse processo deve adequar o ambiente às necessidades próprias de cada faixa etária.
Odesenvolvimento infantil, segundo as teorias construtivistas, sofre uma evolução progressiva, mas não linear, em fases nas quais as crianças avançam e retrocedem. Essas etapas não são estanques, ou seja, não são intensas e visivelmente marcadas de uma para outra. Do contrário, suas características misturam-se, e as crianças, muitas vezes, assumem atitudes que pertencem a uma fase anterior àfaixa etária à qual pertencem. Trata-se de um processo global.
A noção de identidade, a construção do eu é demorada e ocorre por etapas. A primeira delas, durante o primeiro ano de vida, é marcada pela apropriação corporal. Conhecer e reconhecer as
partes do corpo num todo integrado é importante para a diferenciação física do eu e do outro como organismos distintos, ou seja, da distinção por parte da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • planejamento escolar
  • Planejamento escolar
  • O planejamento escolar
  • planejamento escolar
  • Planejamento Escolar
  • Planejamento escolar
  • O planejamento escolar
  • planejamento escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!