Planejamento educacional

Páginas: 31 (7578 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013

Planejamento Educacional

Consiste na tomada de decisões sobre a educação no conjunto do desenvolvimento geral do país. A elaboração desse tipo de planejamento requer a proposição de objetivos em longo prazo que definam uma política da educação.
Planejamento Educacional é processo contínuo que se preocupa como e “para onde ir” e “quais as maneiras adequadas para chegar lá”, tendo em vista asituação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo"
O mais importante no ponto de vista do ensino, é deixar claro que o professor necessita planejar, refletir sobre sua ação, pensar sobre o que faz,antes,durante e depois.
É essencial que o planejamento educacional implica,especialmente,em uma açãorefletiva: o professor elaborando uma reflexão permanente de sua prática educativa.
Planejar,então,é a previsão sobre o que irá acontecer, é um processo de reflexão sobre a prática docente, sobre seus objetivos, sobre o que está acontecendo, sobre o que aconteceu. Por fim, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico.
O planejamento é um processo, as fases, os passos, asetapas, as escolhas, implicam em situações diversificadas, que estão presentes durante o acontecer em sala de aula, num processo de idas e vindas.É importante que o professor estude sobre essa temática, uma vez que há uma diversidade metodológica que pode ser trabalhada em sala de aula ou numa situação didático-pedagógica.




PLANEJAMENTO DE ENSINO

O planejamento de ensino é aprevisão das ações e procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e das experiências de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos. Nesse sentido, o planejamento de ensino ou didático é a especificação e operacionalização do plano curricular.
O planejamento deve ser entendido como uma possibilidade paraestabelecer as condições ideais à ativação do processo ensino-apredizagem, não pode ser reduzido a algo estático e sim como uma ação reflexiva que visa estabelecer intenções do processo ensino-apredizagem, possibilitando um fazer docente mais efetivo.

Assim, no que se refere ao aspecto didático, planejar é:

Analisar as características da clientela (aspirações, necessidades e possibilidades dosalunos);

Refletir sobre os recursos disponíveis;

Definir os objetivos educacionais considerados mais adequados para a clientela em questão;
Selecionar e estruturar os conteúdos a serem assimilados, distribuindo-os ao longo do tempo disponível para seu desenvolvimento;

Prever o organizar os procedimentos do professor, bem como as atividades e experiências de construção do conhecimentoconsideradas mais adequadas para a consecução dos objetivos estabelecidos;

Prever e escolher os recursos de ensino mais adequados para estimular a participação dos alunos nas atividades de aprendizagem;

Prever os procedimentos de avaliação mais condizentes com os objetivos propostos.

Como podemos ver o planejamento didático também é um processo, que envolve operações mentais como: analisar,refletir, definir, selecionar, estruturar, distribuir o longo do tempo, prever formas de agir e organizar.
O resultado do processo de planejamento da ação docente é o plano didático. Em geral, o plano didático assume a forma de um documento escrito, pois é o registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes.
Algumas vezes, o professor não faz por escrito o seu plano,isto é, não anota as conclusões a que chegou, No entanto, ele planeja mentalmente as etapas de sua atuação na sala de aula, prevendo as suas atividades e as de seus alunos. Quando ele não anota as suas previsões, pode correr o risco de se perder ao executar o que planejou, pois a memória pode falhar, fazendo-o esquecer os procedimentos previstos. Por isso, é aconselhável que se faça o registro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento educacional
  • Planejamento educacional
  • Planejamento educacional
  • Planejamento educacional
  • Planejamento educacional
  • Planejamento educacional
  • Planejamento educacional
  • Planejamento educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!