Planejamento de layout

Páginas: 6 (1453 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
senai: serviço nacional de aprendizagem industrial
HABILITAÇÃO: TÉcnico em vestuário



MODA INFANTIL ALTERNATIVA









Jorgeana Guadanhine Negrizolli














Cianorte – PR
2012
Jorgeana Guadanhine Negrizolli






MODA INFANTIL ALTERNATIVA

Pré-projeto apresentado como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de CursoTécnico em Vestuário.


Orientador (a): Grazieli Pires de Almeida






















Cianorte - PR
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
2. JUSTIFICATIVA
3. OBJETIVOS
3.1 GERAL
3.2 ESPECÍFICOS

4. METODOLOGIA DA PESQUISA

5. CRONOGRAMA

REFERÊNCIAS















1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
Na Idade Média(séc. V à XV) meninos e meninas usavam batas ou vestidos longos, sem haver qualquer distinção de vestimenta entre os sexos. Por volta dos sete anos de idade as batas eram abandonadas, e as crianças eram vestidas como adultos; os filhos de nobres, por exemplo, usavam golas franzidas, anquinhas, calções bufantes, mangas ornamentais, saias compridas e pesadas, sapatos de salto alto e chapéus grandiosos.Na segunda metade do século XVIII Jean-Jaques Rousseau e seus seguidores proporcionaram uma nova visão de infância em que a criança detinha valores próprios, contrariando a idéia de que a criança era um pequeno adulto. Essa nova visão propiciou mudanças na educação e atitudes, influenciando também a moda. Em seu livro Émile, Rousseau diz:
[...] os membros de uma criança em crescimento devem estarlivres para se mover com facilidade em suas roupas; nada deve restringir seu crescimento e movimento;… O melhor é fazer com que as crianças usem batas durante o maior tempo possível e, então, prover-lhes roupas folgadas, sem tentar definir as formas, o que não passa de mais uma maneira de deformá-las. Seus defeitos de mente e corpo talvez remontem todos à mesma fonte, ao desejo de torná-lashomens antes do tempo. (p.29).
Após essa publicação iniciou-se o movimento da moda infantil. A partir desse momento a evolução desse ramo foi constante e mais rápida, as roupas eram feitas pensando-se no conforto e bem estar da criança, foram surgindo novos modelos e as cores e detalhes eram escolhidos pensando-se nas suas preferências.

1.1 MODA INFANTIL NA ATUALIDADE

Hoje em dia tem seobservado a retomada da tendência medieval de vestir as crianças como mini adultos, porém diferentemente do que acontecia na Idade Média, atualmente são as próprias crianças que expressam o desejo de se vestirem como adultos. Essa retomada se deve, principalmente, ao fato de as crianças estarem cada vez mais expostas a meios de comunicação como a TV e a internet, na infância há uma tendência maior emimitar o que se vê por isso há um fenômeno de incorporação de características adultas.
“Imitar é natural ao homem desde a infância.” (ARISTÓTELES, 1984).
Para se adequar a essa tendência a cada dia as roupas infantis estão se tornando mais parecidas com as adultas, mas ainda são mantidos certos “vícios” como o das cores azul e rosa, laços e estampas que remetem à infância (brinquedos, doces,personagens, animais, etc.).

1.2 MODA ALTERNATIVA

A moda alternativa não segue tendências ou regras. O público são pessoas que querem vestir algo diferenciado, não seguem padrões estéticos dominantes ou que pertencem a alguma subcultura. O estilista pode criar livremente já que não há necessidade de seguir nenhum padrão.
Dentro da moda alternativa existem estilos que podem ser considerados“clássicos”, eles surgiram a partir de movimentos culturais diversos e servem de base para criação de diversos subestilos. Os principais são:
Punk Rock: calças justas e rasgadas, peças em couro, coturnos e tênis converse, correntes e tachas... O corte de cabelo moicano é muito utilizado, também são muito comuns os cabelos coloridos.
Gótico: crucifixos, corpetes, roupas pretas, maquiagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento de layout
  • Planejamento de Layout
  • Planejamento e Organização do ambiente de trabalho/Layout
  • Adequação do layout e planejamento de armazenagem de equipamentos eletrônicos
  • layout
  • layout
  • Layouts
  • Layout

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!