Planejamento de comunicaçnao - icd

9770 palavras 40 páginas
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Planejamento de Comunicação Professor: Marcelo Lubisco

INSTITUTO DA CRIANÇA COM DIABETES

Bruno Strassburger
Daniel Eidy Tashima
Gabriel Gamba
Juliana Teixeira
Kamila Muri
Luís Tiago Azevedo

BRIEFING - INSTITUTO DA CRIANÇA COM DIABETES
O Instituto da Criança com Diabete (ICD) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que promove tratamento e assistência a crianças e adolescentes, com idade entre 0 a 20 anos (janela de entrada) portadores de diabetes.
Através da representante Ana Bertuol foi possível compreender os trabalhos realizados por este instituto e identificar problemas e pontos relevantes, com o viés da cliente, que podem ser explorados e aprofundados em sua comunicação e operação.

* IDENTIFICANDO O PROBLEMA
De acordo com Ana Bertuol, o ICD sobrevive de doações e, por isso, o desafio diário deste instituto é arrecadar fundos para a instituição (principalmente doações espontâneas). Esta questão se evidencia na falta de um planejamento anual para melhor administrar este instituto, ou seja, o cliente não consegue planejar seus esforços.
Não existe um cronograma organizado de eventos e ações realizados durante o ano, sendo assim, tornando difícil mensurar/estipular objetivos de marketing e comunicação.
Outro problema relatado pela cliente é a falta de uma cultura de comunicação interna com colaboradores e voluntários.
Ana atribuiu essa falha à existência de dois perfis de funcionários: ICD e os que trabalham no Hospital Conceição (e no Instituto). Isso ocorre devido ao choque de cultura da “saúde pública” e “saúde privada”, portanto, o ICD precisa fazer com que os colaboradores se dediquem mais a causa, trabalhando como um único grupo.
A representante também salientou a falta de entendimento do significado da mascote do ICD. Ana complementa que: "A águia, que na natureza é um predador, neste caso significa a fé e a sabedoria de uma mãe águia, que ao dar um empurrão de fé, cria asas a

Relacionados