Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional

Páginas: 11 (2523 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
 Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional

Aula 06 – Habilidades e Competências para Empregabilidade
Competência pode ser definida como uma mobilização de recursos para desempenhar uma determinada tarefa ou função. Nessa mobilização são envolvidas habilidades, conhecimentos, valores e atitudes, entre outros, os quais serão necessários para cumprirsatisfatoriamente uma determinada ação.
Iremos destacar 7 tipos de competências:
Competência cognitiva é aquela relacionada à capacidade de aprender. (Criar estratégias, organizar e reorganizar esquemas). Diferente da competência didático-pedagógica, trata-se da capacidade de reconfigurar a mente para adquirir novos conhecimentos com rapidez e eficiência, mesmo não havendo um programa formal de aprendizagem.Competência comunicativa é definida como a capacidade de comunicar-se com clareza, precisão, empatia.
Competência didático-pedagógica é aquela relacionada à educação e ao ensino. É a capacidade de aprender a aprender.
Competência intelectual é aquela relacionada à capacidade de raciocinar ou de aprender. No mundo profissional, por exemplo, é muito comum ingressar em uma empresa e ter de aprendera usar sistemas específicos daquela empresa.
Competência pragmática tem relação com a competência comunicativa. Não se trata apenas de troca de mensagens e entendimento do conteúdo, mas a postura, a articulação do que o outro quer ouvir, o entendimento cultural do falante, a atitude etc.
Competência relacional é a capacidade de conviver em grupo. Constituem o processo de interação humana.Competência técnica é o domínio de determinados conhecimentos técnicos relacionados a uma área de conhecimento ou profissão.
Empregabilidade – Por definição, é a característica ou qualidade de quem é empregável. Capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho.
Em termos gerais, ética é o código de princípios e valores morais que regem o comportamento de uma pessoa ou grupo, com relaçãoao que é certo ou errado, influenciando na conduta e na tomada de decisões. Portanto, a ética está relacionada à opção ou desejo de se manter com os outros, relações e/ou condutas justas e aceitáveis que consiste em uma reflexão crítica que permita a escolha da melhor forma de agir.
Um bom exemplo para analisarmos a questão da Ética são os maus políticos. Eles passam às pessoas maisdesinformadas a impressão de que são corretos. Infelizmente, pessoas com suas necessidades fundamentais e básicas não providas, mesmo pagando altos impostos, são suscetíveis a acreditar.
Já os bons exemplos de ética vêm das demonstrações de honestidade governamental que passam pela transparência nas contas públicas de grandes obras (como estádios de futebol, por exemplo).
O marketing pessoal pode serentendido como sendo uma forma do profissional demonstrar publicamente suas qualidades. Um bom começo para se ter um bom marketing pessoal é construir uma auto imagem positiva e otimista.
Aula 07 – Empregabilidade: Além da técnica
Como vimos anteriormente, uma das definições para empregabilidade refere-se à capacidade de adequação do profissional aomercado de trabalho. Ampliando esse horizonte, podemos definir melhor o conceito: empregabilidade é a capacidade de prestar serviços e obter trabalho remunerado utilizando-se das competências. Portanto, é preciso desenvolver habilidades e competências, agregadas, pela via do conhecimento específico e pela multifuncionalidade.
Podemos definir flexibilidade como sendo a aptidão para variadas coisasou aplicações, e até mesmo como sendo nossa disponibilidade de espírito, nossa compreensão, complacência para entender e, porque não dizer, aceitar e adaptar-se ao contexto. Nas empresas, a flexibilidade diz respeito à postura que se espera do profissional, de se adaptar rapidamente às mudanças impostas (novas funções, novas estruturas organizacionais, mobilidade para aceitar desafios em outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento de carreira e sucesso profissional
  • PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
  • Planejamento de carreira e sucesso profissional
  • Planejamento de carreira e sucesso profissional
  • Planejamento de carreira e sucesso profissional
  • Planejamento De Carreira E Sucesso Profissional
  • PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
  • planejamento de carreira e sucesso profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!