Pistola glock 19mm

3915 palavras 16 páginas
Salazar e o Estado Novo | Trabalho Elaborado Por: Carlos Braz |

Salazar e o Estado Novo | Trabalho Elaborado Por: Carlos Braz |

Docente: Miguel Nunes Ramalho

Disciplina: História de Portugal

26 Janeiro de 2011, Lisboa

Índice

1. Introdução 5 2. Salazar e o Estado Novo 6 2.1 Salazar: família e educação 6 2.2 Salazar: vida política 8 2.3 Salazar: Estado novo 10 2.4 Salazar: o final 14 3. Conclusão 16

1. Introdução
No âmbito da disciplina de história, foi-me solicitado pelo docente Miguel Nunes Ramalho, a elaboração de um trabalho escrito baseado na matéria leccionada na disciplina de História de Portugal, pelo que me suscitou o interesse de dissertar sobre uma figura marcante do nosso país, o Professor Dr. António de Oliveira Salazar.
A curiosidade por este tema surgiu, desde os meus tempos de criança, uma vez que ouvia conversas sobre o regime de António Salazar. Apesar de muito novo e de não entender muitas das coisas que eram ditas, aquela personagem fez sempre parte do meu imaginário.
Com este trabalho pretendo ficar a conhecer mais sobre a vida de Salazar, bem como o funcionamento do regime por ele implantado.

Ilustração 1 - António de Oliveira Salazar, na inauguração do Secretariado Nacional da Informação: "Politicamente, só existe aquilo que o público sabe que existe."

2. Salazar e o Estado Novo
2.1 Salazar: família e educação
“Este Homem que é governo, não queria ser governo. Foi deputado, assistiu a uma única sessão e nunca mais voltou. Foi ministro; demorou-se cinco dias, foi-se embora e não queria mais voltar. O Governo foi-lhe dado, não o conquistou, ao menos à maneira clássica e bem nossa conhecida; não conspirou, não chefiou nenhum grupo, não manejou a intriga, não venceu quaisquer adversários pela força organizada ou revolucionária (…) Tem todo o ar de lhe ser indiferente estar ou ir; em todo o caso esta. Está e há tanto tempo e tão tranquilamente como se ameaçasse nunca mais deixar de estar.”

Relacionados

  • AVALIA O FINAL Identifição de Armas de Fogo
    1333 palavras | 6 páginas