piscicologia construtivista- sondagem

977 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO;

Segundo a teoria piagetiana, quando a criança não tem noção de conservação, isto é, quando ela não acredita que pode haver diferentes configurações para um mesmo objeto, ela está passando pelo período pré-operatório ou primeira infância, que ocorre dos 2 (dois) aos 7 (sete) anos. Este período se caracteriza pelo egocentrismo, centralismo e irreversibilidade, ou seja, ao sente necessidade de justificar seu raciocínio, além de sentir dificuldade de sair do seu ponto de vista pra assumir o do outro, ou ainda, ter sua atenção voltada somente ao aspecto ou configuração do objeto, não vendo a possibilidade de transformá-lo.

Suas principais características são: animismo; tendência de a criança dar vida a seres não vivos. Antropomorfismo; tendência de a criança atribuir formas humanas a seres não humanos. E artificialismo; todas as coisas foram construídas pelo homem ou alguma entidade divina, para o homem.

Essas características são resultados de pesquisa de observação, confirmado por inúmeros estudiosos, onde foram realizados acompanhamentos. As mesmas crianças e por intervalos repetidos.

DESCRIÇÕES DAS CRIANÇAS;

V-5 anos e 8 meses.

A-4 anos e 9 meses.

Y-3 anos e 11 meses.

IDENTIFICAÇÃO DAS PROVAS;

Conservação de massas ( massa de modelar)
Inclusão de classes ( cartolina colorida)
Conservação de comprimento ( canudos coloridos)
DESCRIÇÃO DA APLICAÇÃO;

Massinha:

Ao pegarmos duas massinhas de modelar e transformá-lá em bolinhas do mesmo tamanho (A e B), ao questionar-mos qual tem mais massa. A criança diz que é a massinha A, pegamos a massinha B e dividimos em varias outras massinhas, e novamente perguntamos, a criança ao ver a massinha B dividida em várias bolinhas, logo diz que a massinha B agora tem mais massa.

lém de bolinhas transformamos em salsichas, e para todos os aspectos físicos do objeto foi que resultou sua resposta.

Portanto concluímos que, para este teste as crianças satisfazem a teoria de Piaget,

Relacionados