PIPA

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 26 de abril de 2015
ou retroinformação (feedback); ambiente.
A classe mais importante dos sistemas abetos são os sistemas vivos, que resaltam que a empresa cresce em tamanho pelo acréscimo de partes, ingere coisas e processa em produtos ou serviços.
As principais diferenças entre sistemas abertos e sistemas fechados são que o aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação e até auto-reprodução,naturalmente, sob condições ambientais. E o sistema fechado não tem essas capacidades sob certas condições ambientais.
Os organismos vivos, as organizações tem seis funções primárias principais, são elas: Ingestão; Processamento; Reação ao ambiente; Suprimento das partes; Regeneração das partes e Organização.
Taylor, Fayol e Weber utilizaram o modelo racional, a abordagem das organizações dentro de umaperspectiva de sistema fechado. Os sistemas são fechados quando são isolados das influências das variáveis externas e quando são determinísticos, em vez de probabilísticos.
As organizações que possuem sistemas abertos já anteriormente definidos, torna-se premente alinhar algumas características básicas das organizações, na abordagem do modelo orgânico.
As organizações, como todos os sistemassociais, são sistemas abertos afetados por mudanças em seu ambiente, este é potencialmente sem fronteiras e inclui variáveis desconhecidas e incontroladas.
Estas são as consequências dos sistemas sociais que são probabilísticas e não determinísticas.
A organização é um sistema social com partes independentes e inter-relacionadas, como um sistema, ela está continuamente submetida a uma mudança dinâmica,requerendo um balanço e um equilíbrio.
O sistema organizacional compartilha com os sistemas biológicos a propriedade de uma intensa interdependência de suas partes, de modo que uma mudança em uma das partes provoca impacto sobre as outras.
A organização, como sistema aberto, concilia dois processos imprescindíveis para sua sobrevivência, a Homeostasia que é a tendência do sistema em permanecerestático, constante ou em equilíbrio; e as adaptabilidade é a tendência à mudança na organização do sistema.
Para a estabilidade ou estado firme de um sistema na organização humana, são necessários dois requisitos a unidirecionalidade e o progresso com relação ao fim. Dados estes dois requisitos, a tarefa da administração é governada pela necessidade de combinar constantemente as capacidades atuaise potenciais da organização com os requisitos atuais e potenciais do ambiente.
A linha que serve para demarcar o que esta dentro e o que esta fora do sistema é chamada de Fronteiras ou Limites.
A organização é organizada em vários modelos, o modelo de um sistema aberto, de um sistema com objetivos ou funções, como um conjunto de subsistemas, um ambiente dinâmico.
No modelo de Katz e Kahn, aorganização é mais ampla, complexa e com base na teoria de sistemas, a teoria das organizações viam a organização como um sistema aberto. A organização como classe de sistemas sociais, características de primeira ordem, cultura e clima organizacionais, dinâmica de sistemas, conceitos de eficácia organizacional, organização como um sistema de papéis e os dilemas da sociedade organizacional eram as formascom que eles organizavam as empresas.
No modelo sociotécnico de Tavistock a organização é concebida como um sistema sociotécnico, estruturado sobre dois subsistemas, o técnico e o social.
De todas as teorias apresentadas até agora a menos criticada é a Teoria de Sistemas. As principais características da análise sistêmica são: ponto de vista sistêmico; abordagem dinâmica; multidimensional emultinivelada; multimotivacional; probabilística; multidisciplinar; descritiva; multivariável e adaptativa.
O sistema aberto ainda pode apresentar sete problemas organizacionais básicos apontados por Georgopoulos.
Muitos autores consideram a teoria de sistemas como demasiada, abstrata e conceptual e, portanto de difícil aplicação a situações gerenciais práticas.
As organizações como sistemas abertos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PIPA
  • pipa
  • PIPAS
  • Pipa
  • Pipa
  • Pipa
  • Pipa
  • Pipa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!