PIPAS

Páginas: 5 (1210 palavras) Publicado: 20 de junho de 2013
ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO W. DE ABREU
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: MARCOS RANGEL

Pipa (brinquedo)
História
As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.
No décimo segundo século, naEuropa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O político e inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o Pára-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.
No Brasil cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga (no Rio Grande do Sule Santa Catarina), arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas).
E em Portugal, papagaio de papel, no arquipélago da Madeira como joeira.
Pipa x arraia
Muito populares nos subúrbios da cidade do Rio de Janeiro, são chamadas de pipas propriamente ditas aquelas em formato de pentágono, com cabresto triangular e rabiola. Já as arraias não possuem rabiola, e são mais comuns em Niterói.Tipos de pipas
Suru - pipa que não tem rabiola e também em sua fabricação só utiliza duas taletas (varetas) em forma de cruz e é totalmente encapada.
Raia - não utiliza rabiola e tem formato de losango.
Peixinho - semelhante a raia, mas em sua maioria leva rabiola.
Morcego - pipa sem rabiola, em formato retangular e não é totalmente encapada.
Pião - pipa grande que precisa de muita rabiola parasubir é considerado pião, quando a vareta central da pipa geralmente ultrapassa a medida de 60 cm.
Telequinho (ou Jerequinho no RJ) - pipa pequena que precisa de pouca rabiola para subir.
Telecão (ou Jereco no RJ) - pipa um pouco maior que o telequinho.
Maranhão - pipa com rabiola e muita mobilidade.
Carrapeta - feita com três varetas em tamanhos diferentes, uma central (de maior tamanho) eduas transversais, formando uma espécie de cruz, com espaço entre si, sendo que a inferior é em tamanho mais curto.
Baratinha ou Charutinha - espécie de pipa com rabiola, possui formato retangular, tem muita agilidade. Surgiu no RJ, na evolução dos modelos de pipas de SP.
Pipas de Biquinho - modelo muito conhecido dos cariocas, com rabiolas imensas, tem capacidade de chegar muito longe.
Pipa"Batata" - semelhante a carrapeta, sendo que as varetas transversais não do mesmo tamanho.
Pipa Modelo - conhecidas pelos seus formatos variados, destacadas não só pelo seu tamanho, que pode ser muito grande, mas também pela beleza. Muito vistas em "Festivais" como são conhecidas as competições desse estilo.
Cerol
O cerol é uma mistura cortante de pó de vidro e cola de madeira utilizado na linhada pipa com o objetivo de cortar a linha de outra pipa oponente. Acidentes fatais relacionado com o cerol ocorrem em áreas onde existe a prática com aeronaves, pedestres, ciclistas, motociclistas e paraquedistas que evetualmente tenham contato com a linha. Geralmente nos casos fatais, o pescoço é a parte do corpo que entra em contato com a linha de pipa com cerol. São registrado maior número deacidente nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro, que correspondem aos períodos de férias escolares.
Atualmente alguns municípios brasileiros têm leis que proíbem o uso e venda da substância, e punem seu vendedor com prisão e multa.

Acidentes
Muitos acidentes fatais ocorrem com motociclistas que passam por áreas onde crianças e adolescentes empinam papagaios. Geralmente nos casosfatais, é o pescoço do motociclista ou pedestre que entra em contato com a linha de pipa com cerol. São também vítimas do cerol: aeronaves, pedestres, ciclistas, motociclistas, paraquedistas, skatistas e outros.
Apesar das várias campanhas alertando para o perigo dessa "brincadeira", pouco tem surtido efeito, pois o cerol ainda continua sendo utilizado indiscriminadamente e fazendo suas vítimas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PIPA
  • pipa
  • Pipa
  • Pipa
  • Pipa
  • Pipa
  • Pipa
  • PIPA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!