Pinacoteca do estado de são paulo

Páginas: 15 (3574 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

HISTÓRIA E TEORIA DAS TÉCNICAS RETROSPECTIVAS I
Pesquisa histórica
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Juliana Fêo
Lais Sandin
Luisa Guimarães
Mylena Maximo
Raphael Spadari
Suzy Kim
Valéria Martins

Turma F
ÍNDICE

Introdução..................................................................03

Contextohistórico........................................................04
Liceu de Artes e Ofícios
O museu
Cronologia..................................................................09

A Pinacoteca...............................................................10

Os arquitetos..............................................................17
Ramos de Azevedo
Domiziano RossiConclusão...................................................................21

Bibliografia.................................................................22

Anexos.......................................................................23

INTRODUÇÃO
A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira, pertence à Secretaria do Estado da Cultura. Fundado em 1905, como sededo Liceu de Artes e Ofícios. Porém em 1911 é regulamentado como museu público sendo o mais antigo da cidade.
O edifício foi projetado pelos arquitetos Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, ganhando uma arquitetura com traçados neorrenascentista. Está situado no jardim da Luz, na Avenida Tiradentes, no centro de São Paulo.
A Pinacoteca abriga grande diversidade de obras - cerca de 7 (sete) mil -,sendo o maior acervo da cidade de obras brasileiras dos séculos XIX e XX.
O museu também foi palco de conflitos políticos durante a época da ditadura de Vargas, entre os anos de 1930 e 1932
O edifício passou por uma intervenção em 1998, projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Hoje por ser um patrimônio histórico tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arquitetônico, o prédioda Pinacoteca não pode sofrer nenhum tipo de reforma.

CONTEXTO HISTÓRICO

Liceu de Artes e Ofícios
O edifício foi projetado para sediar o Liceu de Artes e Ofícios. Na segunda metade do século XIX, a cidade de São Paulo estava passando por um processo de desenvolvimento e crescimento, num contexto de profundas mudanças sociais e econômicas. Até então com pouca expressão ela se alavancava pelaexpansão cafeeira e consolidação da rede ferroviária, trazendo um grande fluxo de imigrantes. Nessas condições houve um adensamento dos núcleos urbanos, novas construções eram erguidas, novas técnicas construtivas aderiam os projetos, como alvenaria de tijolos ao invés do uso da taipa, novos bairros surgiam; bairros nobres seguindo padrões arquitetônicos europeus e bairros operários com expansãoacelerada.
Com todo esse progresso, era essencial cada vez mais, mais profissionais habilitados a trabalhar com as novas tecnologias oriundas da Revolução Industrial. Em 1873, o conselheiro Carlos Leôncio da Silva Carvalho instituiu uma sociedade de organização privada para qualificar a mão-de-obra nativa, ministrando cursos gratuitamente de diversas matérias, dentre eles: caligrafia,aritmética, sistema métrico e gramática. Em 1882, houve uma reforma, ampliando o rol de disciplinas, criando-se, sob tutela da sociedade, o Liceu de Artes e Ofícios destinado a orientar o povo os conhecimentos semelhantes ao contemporâneo movimento Arts & Crafts da Inglaterra.
Essa organização era subsidiada, sobretudo de verbas concedidas por entidades governamentais. Assim susceptível a oscilaçõesfinanceiras, e foi o que aconteceu em 1889 com a proclamação da República, envolvendo a instituição em uma grave crise. Para salvar o Liceu, um influente arquiteto do novo regime – Francisco de Paula Ramos de Azevedo assume sua direção, além de ser um importante agente cultural e formador de opiniões devido ao seu legado arquitônico e ideias positivistas. A ideia era transformar o Liceu em um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Visita à pinacoteca do estado de são paulo
  • Visita na Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo e Análise de Obra.
  • pinacoteca são paulo
  • Pinacoteca do Estado de Su00E3o Paulo
  • A formação do estado de são paulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!