Pilha de Refrigenrante

525 palavras 3 páginas
Pilha de
Refrigerante

Equipe

Beatriz Rodrigues
Fillipe Cesarini
Matheus Costa
Marcelo Bastos
Mônica Roncada
Talles César

Introdução fenomenológica

Pilha elétrica é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para converter energia química em energia elétrica.
Neste dispositivo, têm-se dois eletrodos que são constituídos geralmente de metais diferentes, que fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e redução. Estes eletrodos são postos em dois compartimentos separados, imersos em um meio contendo íons em concentrações conhecidas e separados por uma placa ou membrana porosa, podendo ser composta por argila não-vitrificada, porcelana ou outros materiais. As duas metades desta célula eletroquímica são chamadas de compartimentos e têm por finalidade separar os dois reagentes participantes da reação de óxido-redução, do contrário, os elétrons seriam transferidos diretamente do agente redutor para o agente oxidante. Finalmente, os dois eletrodos são conectados por um circuito elétrico, localizado fora da célula, denominado circuito externo, garantindo o fluxo de elétrons entre os eletrodos.
Para medir-se a intensidade da corrente, utiliza-se o multímetro que é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital.
O modelo com mostrador digital funciona convertendo a corrente elétrica em sinais digitais através de circuitos denominados conversores analogo-digitais. Esses circuitos comparam a corrente a medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vão sendo contados digitalmente até que se igualem, quando o resultado então é mostrado em números ou transferidos para um computador pessoal. Várias escalas divisoras de tensão, corrente, resistência e outras são possíveis.

Materiais e Métodos
4 Lâminas de Cobre (Cu)
4 Lâminas de Alumínio (Al)
4 Béqueres
4

Relacionados