PIB e PNB
Abordaremos neste trabalho sobre as diferenças entre Produto Interno Bruto e Produto Nacional Bruto, dois indicadores econômicos utilizados por países e ou regiões do mundo para verificar em um dado momento qual sua riqueza. O objetivo é trazer de forma sucinta qual o significado de cada um dos indicadores, quais as técnicas utilizadas para cálculo dos mesmos e quais países e regiões do mundo utilizam cada um.
E ao passo que o PNB (Produto Nacional Bruto) é a soma de bens e serviços finais produzidos pelos nacionais no país e no estrangeiro num dado período de tempo, normalmente um ano. Inclui remessas de emigrantes e exclui aquilo que os estrangeiros produzem nesse país. Importa dizer que o critério para o apuramento do PNB é a nacionalidade, ao contrário do PIB em que o território é que é determinante para o apuramento.
A metodologia utilizada de pesquisa bibliográfica enriquecida pela pesquisa através da internet onde buscamos classificar as matérias pelo conceito dos sites que tratavam do assunto.
O que é o PIB?
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
Em 1998, o PIB do Brasil, no importe de 803,3 bilhões de dólares, situava-se como o oitavo do mundo, acima do PIB do Canadá, Espanha, Coréia, México e Argentina.
PIB per capita
Os indicadores econômicos agregados (produto, renda, despesa) indicam os mesmos