Piaget

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Jean Piaget

Quando viveu
De 1896 a † 1980
Onde nasceu
Neuchâtel, Suíça
O que pensou
Desenvolveu a epistemologia genética – uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Frase
“Pensar é agir sobreo objeto e transformá-lo”.
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia.revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado.
Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano,particularmente a criança. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia (episteme=conhecimento – logia=estudo) genética.
PEQUISAS 
Após a paternidade Piaget começou observar seus filhos e realizou pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais. No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas.Foi diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau na Suíça e lecionou  psicologia infantil na Universidade de Genebra.
Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamentoinfantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
TEORIAS
Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educando no caminhoda aprendizagem autônoma. 
CONCEITOS PIAGETEANOS
Sujeito epistêmico
Esse conceito reúne saberes da Biologia, da Psicologia e da Filosofia para explicar como todos podem aprender e como a inteligência se desenvolve.
Esquemas de ação
São as formas como o ser humano interage com o mundo. Nesse processo, ele organiza mentalmente a realidade para entendê-la, desenvolvendo a inteligência.Conhecimento prévio
A expressão designa os saberes que os alunos possuem e que são essenciais para o aprendizado. Não pode ser confundido com pré-requisito.
Adaptação e equilibração
Os termos se referem ao processo de ampliação de conhecimentos, resultado de duas etapas indissociáveis: a assimilação e a acomodação.
ESQUEMAS DE AÇÃO DE PIAGET
O pensamento infantil passa por quatro estágios, desdeo nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Com o conceito de esquemas de ação, Jean Piaget mostrou como as ações dos indivíduos sobre o meio são o motor da aquisição de conhecimento.
Esses “esquemas de ação” são formas diferentes de interagir com o mundo, que vão se tornando mais complexas à medida que o indivíduo cresce.
Há inúmeraspossibilidades de esquemas de ação: mamar, sugar, puxar e prender são esquemas comuns no desenvolvimento da inteligência sensório-motora (em média, até 2 anos de idade);
Imitar, representar e classificar é típico da inteligência pré-operatória (aproximadamente de 3 a 7 anos);
Assim como ordenar, relacionar e abstrair caracteriza o período operatório-concreto (de 8 a 11 anos);
Já argumentar, deduzir e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Piaget
  • Piaget
  • Piaget
  • piaget
  • piaget
  • Piaget
  • PIAGET
  • Piaget

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!