piaget

Páginas: 11 (2703 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
A criança escolhida para o teste foi Beatriz de 5 anos de idade, o local escolhido para a aplicação da prova foi na casa da criança, ao iniciar o teste os pais ficaram presente durante a aplicação, pois houve uma curiosidade da parte deles. A criança reagiu muito bem, pois antes de iniciar o teste conversamos bastante com a criança e houve algumas brincadeiras também.
PROVA DECONSERVAÇÃO DA MASSA
As duas bolinhas são iguais? Elas tem a mesma quantidade ou o mesmo tanto de massa? Como você sabe disso? Se eu ficar com uma bolinha, e você com a outra, alguém fica com mais?
A criança responde que: As bolinhas são iguais, aponta para massinha verde dizendo que tem uma quantidade maior de massa, ao entregar a massinha verde para ela, ela me responde que ficaria com umaquantidade maior. Ao explicar para a criança que as duas têm a mesma quantidade de massa, ela se convence e damos continuidade ao teste.
Na frente da criança pegue uma das bolinhas e a transforme em uma "salsicha" e coloque-a ao lado da bolinha e pergunte: E agora elas têm o mesmo tanto (quantidade de massa)? Alguma tem mais massa? Por quê? Como você sabe disso?
A criança afirma que a salsicha tem umaquantidade maior de massa, porque é maior do que a bolinha, afirma isso várias vezes.
Transforme a "salsicha" em bolinha novamente e faça as mesmas perguntas. Tudo na frente da criança. Elas tem o mesmo tanto (quantidade de massa)? Alguma tem mais massa? Por quê? Como você sabe disso?
A criança afirma que a massinha verde tem uma quantidade maior, a que anteriormente era uma salsinha. Aoperguntar porque ela achava que aquela tinha uma quantidade maior, a criança responde apenas porque sim.
Repita os passos 2, agora transformando uma das bolas em forma de "bolacha” , achatando-a. e em seguida faça o questionamento.
Ao achatar uma das massinhas a criança afirma que a bolinha é maior, pois tem uma quantidade de massa maior.
Faça várias bolinas pequenas e de igual tamanho entre si.Utilizando uma das bolas e deixe a outra bola como estava. (com quantidade equivalente das bolinhas) E repita os procedimentos de sondagem com perguntas do passo 2.
A criança afirma que a que tem mais massinha, é apenas uma bolinha, pois ela é maior do que as outras que tem várias bolinhas.
PROVA DE CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADES DISCRETAS – Noção de conservação
Coloque sobre a mesa oito fichas azuis,em fileira, alinhadas, e solicite que a criança faça outra as vermelhas. Peça para a criança colocar o "mesmo tanto, a mesma quantidade fichas”. Depois questione se ela tem certeza de que as fileiras tem o mesmo tanto. Se eu pegar uma fileira e fizer uma pilha, as duas terão a mesma altura? Por quê?

Modifique a disposição das fichas, espaçando mais uma das fileiras, ou unindo mais, demaneira que uma fique mais comprida que a outra e pergunte: "Ainda tem o mesmo tanto de fichas? Caso responda que não, indague Onde tem mais? Como você sabe? Mas antes tinha o mesmo tanto. Eu perguntei para outra criança e ela disse que as duas fileiras tinham a mesma quantidade. Caso responda sim, pergunte : mas uma fileira é maior que a outra!

Retorne as fichas a mesma posição do procedimento 1(fileiras com a mesma quantidade de fichas) e indague se elas tem o mesmo tanto, a mesma quantidade?
A criança afirma que as fileiras não tem a mesma quantidade de fichas.

Coloque uma fileira alinhada e a outra de outra cor formando um circulo (a fileira e o circulo deve ter a mesma quantidade) Repita os procedimentos dos passos 2 e 3.

Faça dois círculos com as fichas, cada um de uma cor,mas com a mesma quantidade de ficha e mesmo diâmetro. Pergunte se os dois têm o mesmo tanto, a mesma quantidade de fichas.
A criança afirma novamente não ter a mesma quantidade de fichas nas fileiras

Deixar um circulo com as fichas espaçadas e outro com elas juntas, mas ambos com mesma quantidade. Questione se há o mesmo tanto de fichas azuis e vermelhas e como ela sabe.

Volte a posição e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Piaget
  • Piaget
  • Piaget
  • piaget
  • piaget
  • Piaget
  • PIAGET
  • Piaget

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!