piage vigotski e freire

590 palavras 3 páginas
Piaget, Vygotsky, freire e a construção do conhecimento na escola.

Resumo

Entre Piaget e Vygotsky existem acordos e desacordos, embora os dois sejam construtivistas e acreditam que o conhecimento é construído pelo individuo, para Piaget esse conhecimento é construído através da interação com objeto, já para Vygotsky é através da interação social que o conhecimento se constrói.
Vygotsky fala das zonas de desenvolvimento real, potencial e proximal, onde a zona de desenvolvimento real é a capacidade de aprender de forma independente, já a potencial e quando a criança aprende com ajuda de alguém e a zona de desenvolvimento proximal que esta entre as outras duas.
Inagaki e Hatano analisam o papel das interações sociais entre os alunos, consideram que as crianças aprendem melhor quando instigadas a defender seu ponto de vista e isso acontece melhor do que com adultos. Nesses casos sugere-se que o professor indique um colega mais experiente para ajudar os alunos.
Paulo Freire pode complementar as teorias de Vygotsky e Freire na formulação de um ensino critico-construtivista.
Vygotsky e freire preocupam-se com o desenvolvimento integral do individuo, para eles o processo de ensino aprendizagem deve ser conduzido pelo professor.
É dever de o professor assegurar um ambiente dentro do qual os alunos possam construir suas próprias ideias e ouvir e comparar as ideias dos outros colegas, desenvolvendo assim um diálogo que para Paulo Freire é fundamental. Cabe ao professor também estimular os alunos a compararem suas ideias com pensamentos científicos e estabelecer um elo entre esses dois conhecimentos. É fundamental que o professor proporcione ao aluno a construção do conhecimento provocando uma atitude critica fazendo com que esse aluno leve o conhecimento para casa modifique sua atuação na sociedade.
É crucial que o professor parta do conhecimento prévio do aluno levando em conta suas experiências e suas curiosidades fazendo com que esse aluno se sinta motivado a aprender.

Relacionados

  • Educar e cuidar
    6378 palavras | 26 páginas