ATIVIDADE INTEGRADORA DE ANATOMIA Elineide

448 palavras 2 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS (ead)
Elineide da Assunção Batista

TEXTO SOBRE A INSULINA

ITUBERÁ
2011

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS (ead)
Eleni da Assunção Batista

TEXTO SOBRE A INSULINA

Trabalho apresentado à disciplina de
Anatomia e Fisiologia Humana do Curso de Licenciatura em Biologia c9
Sobre da tutora: Isabela Oliveira

ITUBERÁ
2011

A insulina tem um papel fundamental para o funcionamento do nosso organismo, principalmente o pâncreas que fabrica do hormônio para eliminar a glicose do sangue.
Ouvimos muito falar em insulina, principalmente os diabéticos que ao adquirir a diabete para de fabricar a mesma no seu organismo, ou seja, o portador da doença passa a produzir uma quantidade muito grande de glicose que o pâncreas não consegue produzir insulina capaz de absorver a glicose e acaba comprometendo as células.
Para entendermos um pouco da insulina vamos falar de toda açúcar que consumimos durante o dia, que é transformado em glicose percorrendo todo sistema circulatório levando energia para as atividades praticadas no dia a dia. Se algum momento essa insulina diminuem na produção, o organismo é comprometido com o acumulo de glicose descontrolada, causando o temido diabete, que ultimamente tem atingido milhões de brasileiros, onde o individuo passa a ter uma vida totalmente restrita na alimentação e nas atividades desenvolvidas, estando em alerta para o controle de sua glicemia.
A alimentação do diabético deve ser de estrema vigilância, pois o aumento de açúcar no sangue pode desenvolver sérios problemas no aparelho cardiovascular.
O não controle da diabete, leva ao envelhecimento precoce e falência de alguns órgãos, pois o excesso de glicose pode romper alguns vasos sanguíneos que percorre todo o corpo
Pensando no processo de produção de insulina

Relacionados