PHmetro

Páginas: 2 (297 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2013

Trabalho de Química Analítica I






pHmetro














O que é o pHmetro?

O pHmetro é um aparelho usado para medição de pH, queconsiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro (aparelho medidor de diferença de potencial). O medidor de pH é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor depotencial do eletrodo em unidades de pH.


Como funciona o pHmetro?

A leitura do aparelho é feita em função da leitura dos milivolts que o eletrodo gera quando ésubmerso na amostra. Assim, esses milivolts são convertidos para uma escala de pH.
O pHmetro deve ser calibrado de acordo com os valores referenciados nas soluções decalibração. A freqüência de calibração do pHmetro depende da freqüência de medições e da qualidade do aparelho. Quando o pHmetro é estável e as medições são freqüentes, não hánecessidade de calibração diária. Caso as medições sejam feitas ocasionalmente, o mais indicado calibrar sempre o aparelho antes do uso.

Tipos de pHmetro

Existem,basicamente, quatro tipos:
pHmetro de bancada: É indicado para trabalhos que requerem controle ou monitoramento do pH, mV e temperatura. Tem ainda como diferencial aindicação e compensação automática de temperatura.
pHmetro de bolso: substitui o papel pH e possui compensação automática de temperatura.
pHmetro portátil: Utilizado geralmente emindústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas, açucareiras e etc. Este tipo de pHmetro é ideal para determinar o pH do material no local da medição, evitando assim problemasou erros por contaminação.
pHmetro digital: Mais utilizado em trabalhos de pesquisa e rotina do laboratório, o pHmetro digital possui alta precisão nos resultados.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Phmetro
  • phmetros
  • PHmetro
  • PhMetro
  • Calibração de PHmetro
  • Como calibrar um phmetro
  • POP PHmetro
  • pop phmetro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!