projeto integrador

Páginas: 13 (3205 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2013




Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais





Projeto Integrador


Perda de Produto (Refrigerante) na Distribuição Física









Orientador:










Duque de Caxias, 20 de Junho
Projeto Integrador


Perda de Produto (Refrigerante) na Distribuição FísicaDiscentes:

Alexandre
Crezilda
Fábio
Joelma
Livia

















Duque de Caxias, 20 de Junho




W B S
PERDA DE PRODUTO (REFRIGERANTE) NA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA








RESUMO

O presente trabalho consiste em um estudo de caso em uma fábricade refrigerantes, centrado na área de logística, com objetivo de identificar as causas das avarias e perdas dos produtos no processo de distribuição física. Para proceder aos levantamentos dos dados, foram utilizadas as técnicas de observação direta junto dos setores e colaboradores, bem como a analise documental com o propósito de diagnosticar o processo de distribuição.
Segundo Aguiar(2009), e de acordo com a definição do “Council of Logistics Management” (entidade americana de profissionais de logística), “a logística tem como principal função, implementar, planejar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitosdo consumidor”. Nessa cadeia formada por uma sucessão de clientes e fornecedores, internos e externos, é de fundamental importância e mais crítico, o último elo, uma vez que tem contato direto com o cliente final. Esse último elo é a distribuição física de produtos acabados.







INTRODUÇÃO

Hoje as organizações buscam por melhores posições em um mercado globalizado e competitivo, emrazão disso, procuram aumentar suas produções diminuindo custo, e perdas em seus processos. Muitos princípios e métodos são criados, implementados e adaptados aos sistemas atuais como ferramentas de controle, com o objetivo de eliminar os desperdícios e as atividades que não agregam valor ao produto. O transporte de bebidas deve assegurar que a qualidade do produto e de sua embalagem seja mantida,que o prazo e local de entrega sejam respeitados, que o custo do transporte seja o menor possível.
À primeira vista, parece fácil suprir todas as características acima mencionadas, mas a realidade é outra. Após pesquisar sobre o assunto, e coletar dados, se utilizou de textos pertinentes para se fazer uma abordagem e uma verificação do dimensionamento do caso em questão, após reuniões eutilizando o método “Brainstorming”, verificou os seguintes problemas.




VERIFICAÇÃO DE PROBLEMAS

Foi verificado na produção de refrigerantes de diversos sabores, embalados em garrafas pet, que se tem uma linha de produtos de alta qualidade. Após a produção os itens são encaminhados para a distribuição física para chegar aos seus compradores, mercados, atacadistas, bares, restaurantes e outrosestabelecimentos comerciais, e é nesta etapa que o produto perde qualidade, pois uma parte do que é entregue apresenta perda do padrão.
De acordo com Esteves (2010), a partir do século XIX novas ideias e métodos foram apresentados para a produção de bens e serviços. Frederick Taylor, Henry Ford, Henri Fayol e Elton Mayo foram os pioneiros a apresentarem novas formas de administrar a produção,os recursos humanos e os negócios.
A ideia de perdas entre os industriais no início do século estava vinculada basicamente com o desperdício de materiais. Taylor integrava a visão de perdas diretamente à problemática da eficiência industrial nos EUA e mantinha uma posição pragmática frente à postura hegemônica na época.
Vemos e sentimos o desperdício das coisas materiais, entretanto, as ações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Integrador
  • Projeto integrador
  • Projeto integrador
  • Projeto integrador
  • projeto integrador
  • Projeto Integrador
  • PROJETO INTEGRADOR
  • Projeto integrador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!