PF Port91 Ch1 2014

2921 palavras 12 páginas
Prova Final de Português
3.º Ciclo do Ensino Básico
Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho

Prova 91/1.ª Chamada

13 Páginas

Duração da Prova: 90 minutos. Tolerância: 30 minutos.

2014

Utiliza apenas caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta.
Não é permitida a consulta de dicionário.
Não é permitido o uso de corretor. Deves riscar aquilo que pretendes que não seja classificado.
Para cada resposta, identifica o grupo e o item.
Apresenta apenas uma resposta para cada item.
As cotações dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 91/1.ª Ch. • Página 1/ 13

GRUPO I
Lê o excerto de uma entrevista do jornalista Carlos Vaz Marques ao escritor Mário de Carvalho. Em caso de necessidade, consulta as notas e o vocabulário apresentados.

1

5

10

O diálogo – travado no escritório despojado1 e escuro onde Mário de Carvalho continua a ir regularmente, mesmo depois de ter abandonado a profissão de advogado – terá os seus instantes sérios e os seus momentos de gargalhada, mas há de ser o leitor a moldar este barro à medida dos seus humores. Tal como acontece nos livros de Mário de Carvalho, a graça e a desgraça misturam-se numa trama complexa que cada um terá de desentrançar a seu modo.
O que é que o faz rir?
Eu não sou uma pessoa muito risonha. Tenho até hábitos um bocado sisudos2. Não sou propriamente um conversador festivo. Agora, penso que tenho um sentido de humor muito agudo. Apanho muito facilmente o lado ridículo das situações. Muito facilmente também sou capaz de pôr em causa a solenidade3 das situações. Muitas vezes, quanto mais solenes elas são, mais ridículas se tornam.
Essas situações costumam dar-lhe vontade de rir?
Talvez não me deem vontade de rir a mim, propriamente. Mas sou capaz de descobrir a potencialidade que têm de fazer rir os outros.

15

Não lhe acontece rir-se a escrever uma determinada cena?
Já me aconteceu, mas há muitos anos. Em princípio, não me acho graça absolutamente nenhuma. Até fico espantado quando as coisas que faço

Relacionados